Como se dirigir a um desembargador?

Índice

Como se dirigir a um desembargador?

Como se dirigir a um desembargador?

Meritíssimo; Excelentíssimo; Vossa Excelência; Sua Excelência e Excelência.

Quando se usa o termo Excelentíssimo?

O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República. É usado o pronome Vossa Magnificência para as comunicações endereçadas a reitores de universidade. O vocativo é Magnífico Reitor.

Qual o pronome de tratamento para desembargador?

Autoridades de Estado judiciárias
Pronome de tratamentoAbreviaturaUsado para
Vossa ExcelênciaV. Ex.aDesembargadores da Justiça, curadores, promotores
Meritíssimo JuizM. JuizJuízes de Direito

Como virar desembargador?

Quem se forma no curso de Direito, logo tem curiosidade de saber como virar Desembargador. Esse cargo é considerado um dos mais prestigiados que existe dentro da área do Direito. É como se fosse um juiz do mais alto escalão, não é à toa que centenas de pessoas ficam interessadas em ocupar esse cargo.

Como é o cargo de desembargador?

Como dissemos no início, o cargo de desembargador é para poucos. Não existe concurso público específico para essa função. Os desembargadores só chegam lá por nomeação ou por mérito. E, para isso, são necessários muitos anos de experiência, bons serviços prestados e boas relações no meio jurídico.

Será que o desembargador é para poucos?

Uma vez dentro do Ministério Público, o candidato a desembargador terá que trabalhar muito e se destacar como juiz. Como dissemos no início, o cargo de desembargador é para poucos.

Qual a origem do termo desembargador?

Qual a origem do termo “desembargador”? A origem histórica do cargo de desembargador vem desde antes da colonização do Brasil. Na Idade Média, em Portugal, a Justiça era exercida pelo rei, que tinha o poder de conceber a clemência régia.

Postagens relacionadas: