Como se referir a alunos especiais?

Índice

Como se referir a alunos especiais?

Como se referir a alunos especiais?

“Pessoas com necessidades especiais” surgiu, a priori, para substituir “deficiência”. Também apareceram expressões como “crianças especiais”, “alunos especiais”, “pacientes especiais”, em uma tentativa de amenizar a contundência da palavra “deficientes”.

Pode chamar de cego?

4 – Não se dirija a uma pessoa cega chamando-a de “cego” ou “ceguinho”; é falta elementar de educação, podendo mesmo expressar um sentimento falso e piegas, ou constituir ofensa, chamar alguém pela palavra designativa de sua característica sensorial, física ou intelectual.

Como se chama a pessoa que é cega?

Deficiente Total Nós, os deficientes visuais, somos classificados (vamos por assim dizer) de duas formas: Deficiente Visual Total, conhecido como cego e Deficiente Visual Parcial, conhecido como baixa visão.

O que é uma pessoa cega?

A perda da visão, também chamada de cegueira, pode ser ocasionada por vários fatores e aparecer de variadas formas. A deficiência visual pode ser dividida em alguns tipos: Cegueira parcial ou cegueira legal: quando a pessoa só consegue enxergar alguns vultos ou perceber projeções luminosas.

O que é considerado cegueira legal?

Utiliza-se o termo cegueira legal para indicar os portadores de deficiência visual severa (categorias 3, 4 e 5 do CID 10) nos termos do § 2º do art. 1º da portaria 3.128/2008: considera-se cegueira quando valor da acuidade visual corrigida no melhor olho encontra-se abaixo de 0,05 ou o campo visual menor do que 10º .

Qual o próximo passo para ser aluno especial?

Após conseguir adentrar o Programa como Aluno Especial e ser aprovado na disciplina é chegada a hora do próximo passo: ser aluno regular. Para vincular-se ao Programa, o Aluno Especial deverá ser aprovado no Processo Seletivo como Aluno Regular e matricular-se como tal.

Quem é aluno especial na pós-graduação?

Aluno especial é qualquer aluno inscrito em disciplinas isoladas da pós-graduação, seja no mestrado ou no doutorado. Esse aluno não possui vínculo com o programa de pós-graduação. Mas há também outra situação que o aluno é considerado como aluno especial nos cursos de pós-graduação.

Qual a base para ser aluno especial de mestrado?

Você terá uma boa base para entender o que é ser aluno especial para um mestrado, por exemplo, além de ter um exemplo de justificativa para cursar as disciplinas e uma carta de intenção para aluno especial de mestrado pronta. Vai compreender as vantagens de ser um aluno especial e aproveitar as disciplinas cursadas.

Como é permitido alterar a permanência no currículo do aluno com deficiência?

É permitido alterar a permanência no ambiente escolar e o currículo do aluno com deficiência? O Ministério da Educação (MEC) recomenda que, na medida do possível, se mantenha o mesmo currículo aplicado a todos os alunos, mas com adaptações e adequações necessárias.

Postagens relacionadas: