Como evitar hemólise na coleta de sangue?
Índice
- Como evitar hemólise na coleta de sangue?
- Como deve ser realizada a coleta de um paciente portador de cateter venoso?
- Como é definida a estabilidade de uma amostra sanguínea?
- Como transferir o sangue da seringa para o tubo?
- Porque ocorre hemólise durante a coleta?
- O que pode causar hemólise?
- Quais são os cuidados com paciente com cateter venoso central?
- O que é estabilidade da amostra?
- Qual o tempo de estabilidade das amostras coletadas com conservadores?
Como evitar hemólise na coleta de sangue?
DICAS PARA EVITAR:
- PUXE O SANGUE DELICADAMENTE PARA DENTRO DA SERINGA.
- EVITE UTILIZAR UMA AGULHA DE CALIBRE MUITO PEQUENO.
- AGUARDE O SANGUE PARAR DE FLUIR ANTES DE TROCAR O TUBO (COLETAS A VÁCUO)
- CERTIFIQUE-SE DE QUE A AGULHA ESTÁ BEM ADAPTADA A SERINGA.
Como deve ser realizada a coleta de um paciente portador de cateter venoso?
No momento da coleta ter certeza de que o fluxo de infusão está parado, fazer assepsia rigorosa do cateter, lavá-lo com solução salina isotônica conforme o volume do mesmo, desprezar os primeiros 5 ml de sangue (aspirando com seringa), conectar a seringa ou adaptador de coleta a vácuo no cateter e proceder à coleta, ao ...
Como é definida a estabilidade de uma amostra sanguínea?
A estabilidade de uma amostra sanguínea é definida pela capacidade dos seus elementos se manterem nos valores iniciais, dentro de limites de variação aceitáveis, por um determinado período de tempo.
Como transferir o sangue da seringa para o tubo?
Pressione delicadamente o local da punção e depois peça que o paciente repita o movimento com a mesma pressão; Coloque, então, o sangue da seringa no tubo apropriado para a sua amostra; Descarte também a seringa em local apropriado.
Porque ocorre hemólise durante a coleta?
Esse tipo ocorre quando há uma ruptura das membranas celulares durante a coleta da amostra, no seu armazenamento e/ou no transporte.
O que pode causar hemólise?
O rompimento pode ocorrer nos vasos sanguíneos (hemólise intravascular) ou em outro lugar do corpo (hemólise extravascular). Esse problema pode ocorrer por diversos motivos. Entre eles: traumas físicos, deficiência enzimática, agentes antivirais e infecções.
Quais são os cuidados com paciente com cateter venoso central?
Durante qualquer cuidado ao cateter venoso central, é importante sempre lavar as mãos antes e utilizar uma técnica estéril, ou seja, deve-se manipular o CVC utilizado-se um campo estéril, assim como luvas esterilizadas, mesmo que seja apenas para administrar algum tipo de medicação.
O que é estabilidade da amostra?
Isso significa que, após a realização dos exames laboratoriais, nem todos os materiais biológicos são descartados. De acordo com o Plano de Gerenciamento de Resíduos dos laboratórios, amostras de sangue total, plasma, urina e fezes são descartadas após processamento adequado (BRASIL, 2004).
Qual o tempo de estabilidade das amostras coletadas com conservadores?
- O material colhido em frasco com conservador (Cary-Blair) e o swab com meio de carvão pode ser mantido em temperatura ambiente ou refrigerado e entregue no Fleury até 12 horas após a coleta.