Qual é o conceito de epicurismo?
Qual é o conceito de epicurismo?
Epicurismo é uma Escola Filosófica criada por Epicuro de Samos em meados do século IV a.C., no período pós-socrático, que afirma que, para atingir um estado de plena liberdade, tranquilidade e libertação do medo, o indivíduo deve manter-se em busca de prazeres moderados.
Qual é a teoria de Epicuro?
A doutrina de Epicuro entende que o bem reside no prazer, e, por isso, foi uma doutrina muitas vezes confundida com o hedonismo. O prazer de que fala Epicuro é o prazer do sábio, entendido como quietude da mente e o domínio sobre as emoções e, portanto, sobre si mesmo. ... Entre os prazeres, Epicuro elege a amizade.
Quais são os prazeres de Epicuro?
Para ele, há três tipos de prazer, a saber: prazeres naturais e necessários, prazeres naturais e não necessários e os prazeres não naturais e não necessários. Na primeira classe de prazeres Epicuro coloca aqueles que são essenciais para a sobrevivência e o bem-estar da saúde do corpo e da alma.
Como Aproveitar os prazeres que nos fazem bem?
Aproveitar os prazeres que nos fazem bem: devemos reconhecer bem os nossos desejos para saber quais escolher e quais recusar para manter a saúde do corpo e a serenidade do espírito, visto que é essa a finalidade da vida. Por isso, agimos para nos afastar da dor e do medo.
Como nasceu a Escola de Epicuro?
Já em Atenas, Epicuro comprou uma propriedade denominada “Jardim” e lá fundou sua escola que, mais tarde, viria a ser conhecida como “O Jardim de Epicuro”. Neste lugar, instalavam-se seus discípulos e todos, mestres e alunos, viviam uma vida muito simples em uma comunidade autossuficiente.
Quais são os primeiros tipos de prazer?
Os primeiros tipos consistem na conquista de um determinado fim desejado, precedido de dor; Por sua vez, a segunda qualidade de prazeres diz respeito a um estado de equilíbrio ideal, sem dor. Por exemplo: a satisfação da fome seria um prazer ativo, enquanto a sensação de quietude que se sente quando a fome é saciada, é um prazer passivo.