Qual é o princípio do epicurismo?

Índice

Qual é o princípio do epicurismo?

Qual é o princípio do epicurismo?

O Epicurismo é uma filosofia que prega a busca pelos prazeres moderados da vida. O objetivo é o alcance da tranquilidade, da sensatez e da libertação da dependência do material. A filosofia afirma também que entender a limitação dos prazeres e dos desejos é o segredo para a libertação do medo.

Como atingir ataraxia?

A ataraxia, segundo os estóicos, só pode ser alcançada através da apatia, pela completa insensibilidade às paixões, ao prazer e à dor. Qual seria a vantagem de alcançar esse estado mental, se aparentemente temos que abrir mão daquilo que nos torna humanos.

Quais as principais ideias do epicurismo?

Epicurismo é uma Escola Filosófica criada por Epicuro de Samos em meados do século IV a.C., no período pós-socrático, que afirma que, para atingir um estado de plena liberdade, tranquilidade e libertação do medo, o indivíduo deve manter-se em busca de prazeres moderados.

Em que se resumem os princípios do epicurismo?

Os princípios enunciados por Epicuro e praticados pela comunidade epicurista resumem-se em evitar a dor e procurar os prazeres moderados, para alcançar a sabedoria e a felicidade. ... Epicuro nasceu na ilha grega de Samos, no ano 341 a.C., e desde muito jovem interessou-se pela filosofia.

Como os estoicos alcançar a ataraxia?

Para o estoico, enquanto o animal é guiado pelo instinto; o homem é guiado pela razão. ... Assim, o ideal do estoicismo é atingir a ataraxia ou apatia, ou seja, a indiferença em relação a todas as emoções, o que se alcança pela prática da virtude.

Como para os ceticismos podemos alcançar a ataraxia?

Portanto, se estivermos dispostos a aceitá-lo, alcançaremos a afasia, que consiste em não emitir opiniões sobre qualquer tema. Em seguida, entramos no estado de ataraxia (despreocupação) e somente assim, poderemos viver a felicidade.

Qual foi a proposta dos epicuristas para a ética?

A ética epicurista significa essencialmente que “o prazer é o princípio e o fim da vida feliz”, onde o prazer é critério de escolha e aversão – pois tende-se a ele para fugir da dor – e o critério com o qual avaliamos todos os bens.

Postagens relacionadas: