Como citar a República de Platão?

Índice

Como citar a República de Platão?

Como citar a República de Platão?

PLATÃO. República. Rio de Janeiro: Editora Best Seller, 2002. Tradução de Enrico Corvisieri.

Como referenciar a República?

A República. Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993. PORTO, Maria Veralúcia P.

Como era caracterizado o método pedagógico de Platão apresente qual era a metodologia do filósofo e seus objetivos?

Diante disso, ele buscava uma pedagogia justa, chamada de Paideia. O objetivo de Platão era construir uma educação que fosse capaz de corrigir as distorções produzidas por poetas e sofistas e colocar os cidadãos no caminho reto.

Qual foi o exemplo de Platão?

Foi pois o exemplo de sua vida, o abalo de sua morte e o subsequente exílio que o aproximaram da Filosofia, quando Sócrates foi acusado de corromper a juventude , por difundir idéias contrárias à religião tradicional, Platão aprofundou o seu desencanto com a política e a democracia chegando a fundamentar-se na justiça , na prudência e amizade.

Qual o método filosófico de Platão?

“Idealismo platônico, espiritualismo, e realismo das essências” filosofia e dialética se identificam como processo na busca dos valores absolutos. Para Platão o mundo é cópia, aparência e imitação de um mundo perfeito ou seja mundo realmente real. O método filosófico de Platão segue algumas etapas definidas:

Quais são os graus de conhecimento de Platão?

Platão está dispondo, hierarquicamente, os graus de conhecimento com essa metáfora e falando que existe um modo de conhecer, de saber, que é o mais adequado para se pensar em um governante capaz de fazer política com sabedoria e justiça. Os prisioneiros tinham acesso somente às sombras projetadas na parede da caverna.

Qual a trajetória de Sócrates para a República?

O longo diálogo narra a trajetória de Sócrates buscando estabelecer, teoricamente, como seria o governo perfeito. O conhecimento é, para Platão, o elemento primordial de um bom governante. Por isso, no livro VII de A República, Platão afirma que o filósofo deve ser como o prisioneiro liberto da caverna.

Postagens relacionadas: