Como citar jurisprudência STJ?

Índice

Como citar jurisprudência STJ?

Como citar jurisprudência STJ?

Lex: jurisprudência do STJ e Tribunais Regionais Federais, São Paulo, v....Perceba que os elementos obrigatórios para citar jurisprudência em TCC são:

  1. Jurisdição e o órgão judiciário competente;
  2. Título e o número da jurisprudência;
  3. Partes envolvidas (opcional);
  4. Relator;
  5. Local;
  6. Data;
  7. Dados da publicação.

Como citar jurisprudência nas referências ABNT?

Na hora de referenciar uma jurisprudência, a ABNT considera elementos essenciais:

  1. Jurisdição: país, estado ou cidade (em letras maiúsculas).
  2. Órgão judiciário: é o nome da corte ou tribunal.
  3. Turma e/ou região: colocar entre parênteses, se houver.
  4. Tipo de documento: nome do documento (Ex: Súmula).

Como referenciar acórdão?

Nome do relator precedido da palavra "Relator". Data, precedida da palavra (acórdão ou decisão ou sentença) Dados da publicação que o publicou. Voto vencedor e vencido, quando houver. BRASIL.

Como citar uma jurisprudência na petição inicial?

Para citar a jurisprudência, você deve pegar a ementa do caso, que é o resumo dos fatos mais essenciais de uma decisão. Depois que achar a ementa, você copia e cola na sua petição da mesma forma que o julgador pôs, incluindo o recuo, dando destaque para a sua citação.

Qual a jurisprudência do STJ?

Aqui você encontra a jurisprudência do STJ disponível nas bases de acórdãos, súmulas, decisões monocráticas e Informativo de Jurisprudência. Também é possível consultar alguns acórdãos do extinto Tribunal Federal de Recursos –​ TFR. A Pesquisa Pronta possibilita a recuperação de pesquisas previamente realizadas sobre diversos temas jurídicos.

Quais são as formas de citação de jurisprudência?

Observe a seguir alguns títulos de trabalhos cujo núcleo do tema é a jurisprudência. Existem 3 modos principais de citação de jurisprudencia: a citação direta, a indireta e a citação da citação. Para qualquer uma das formas é necessário observar como isso será inserido no texto e utilizar o recurso necessário para não errar.

Por que citar jurisprudência?

Por que citar jurisprudência? Para demonstrar ao juiz que decidirá o seu processo que outras Turmas e Tribunais do Brasil todo já adotaram um posicionamento semelhante ao que você defende, evidenciando que a sua tese merece ser acolhida. É como dizer ao juiz: “Olha, não sou só eu que penso assim…. Tem juízes que pensam o mesmo que eu”.

Qual a norma que regulamenta a citação de jurisprudência?

A norma que regulamenta a citação de jurisprudências é a ABNT NBR 6023. Reproduzimos abaixo o exemplo constante no texto: BRASIL. Tribunal Regional Federal (5.

Postagens relacionadas: