Como usar o ECA na redacao?

Índice

Como usar o ECA na redacao?

Como usar o ECA na redacao?

Qualquer tema que envolva proteção à infância, educação, saúde, condições de trabalho, acesso à cultura (como o tema de 2019, por exemplo), letramento da população, violência, marginalidade, dentre muitas outras opções pode conter o ECA enquanto elemento constitutivo.

O que o ECA fala?

O Estatuto da Criança e do Adolescente é a lei que cria condições de exigibilidade para os direitos da criança e do adolescente, que estão definidos no artigo 227 da Constituição Federal.

Porque o ECA é importante para a sociedade?

O Estatuto da Criança e do Adolescente, conhecido pela sigla ECA, prevê proteção integral às crianças e adolescentes brasileiras. Igualmente, estabelece os direitos e deveres do Estado e dos cidadãos responsáveis pelos mesmos. ... Assim, todos reconhecem seus direitos e deveres e podem lutar por eles.

O que o ECA defende?

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é uma lei (Lei 8.069/1990) que trata dos direitos das crianças e adolescentes. ... O ECA reconhece que as crianças e adolescentes são sujeitos de direito em condição de desenvolvimento e, portanto, devem ser prioridade absoluta do Estado.

Porque o ECA não funciona?

O ECA rompeu com um passado histórico legislativo, em que crianças e adolescentes eram tratados como menores que estavam em situação irregular conforme a lei, que não eram reconhecido como sujeitos de direito e sim como objetos de intervenção dos adultos e do Estado.

Como trabalhar em sala de aula sobre o ECA?

Explicar que se trata da lei mais importante que temos no país sobre direitos da infância e da adolescência. Dividir os estudantes em grupo e pedir que os estudantes leiam o ECA ilustrado para crianças. Após a leitura, cada grupo deve escrever os principais direitos identificados na lei.

O que é situação de risco segundo o ECA?

98, do ECA, a situação de risco se faz presente quando uma criança ou adolescente está com seus direitos fundamentais violados ou ameaçados de lesão. Pode ocorrer por ação ou omissão da sociedade ou do Estado, por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável e em razão da própria conduta da criança e do adolescente.

Quais são as características do ECA?

O ECA estabelece direitos à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária para meninos e meninas, e também aborda questões de políticas de atendimento, medidas protetivas ou medidas socioeducativas, entre ...

Qual a importância do ECA para a educação?

O ECA constitui-se importante ferramenta de trabalho para os profissionais da educação em suas ações pedagógicas, como também orienta todo o sistema educa- cional. É um instrumento que, também, garante as políticas públicas tão necessárias à infância e à juventude em situações de risco e de vulnerabilidade social.

Como realizar a citação do ECA no TCC?

Portanto, é importante para todos os graduandos e pós-graduandos saber realizar a citação do ECA no TCC da forma adequada. A referência bibliográfica de legislação, como qualquer outra referência, tem fundamento em norma específica da ABNT, que se inicia na seção NBR 6023 7.9.

Por que não foi feita uma citação curta?

No texto acima não houve reposicionamento nem adequação da fonte por tratar-se de uma citação curta. Perceba que, neste caso, foi feita uma citação direta ao texto do ECA. Portanto, a referência bibliográfica deverá seguir a ordem AUTOR > DATA – que é o padrão de referenciação.

Como fazer uma citação direta?

Para fazer uma citação direta, é necessário o uso de aspas e o nome da pessoa a quem se atribui a citação. Ex.: Como disse o filósofo francês Rousseau, “o Homem nasce bom e a sociedade o corrompe”. b) Citação indireta: Neste caso, as aspas não são necessárias, mas devemos dar o crédito ao autor da citação.

Como utilizar referências no seu texto?

Aprenda como utilizar referências de maneira eficiente no seu texto a partir de dicas e exemplos. A leitura é a melhor ferramenta para se obter boas referências. Para garantir uma boa nota na redação, você precisa arrasar na sua argumentação! Dessa forma, o uso de referências é um dos maiores segredos para alcançar uma argumentação bem consistente.

Postagens relacionadas: