O que caracteriza a modernidade líquida?
Índice
O que caracteriza a modernidade líquida?
O conceito de modernidade líquida foi desenvolvido pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman e diz respeito a uma nova época em que as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis, como os líquidos.
Como referenciar modernidade líquida?
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2001.
Qual a diferença da modernidade para a Pós-modernidade?
Pós-modernidade é o estado ou condição de ser pós-moderno - depois ou em reação àquilo que é moderno, como na arte pós-moderna. A modernidade é definida como um período ou condição largamente identificado com a Revolução Industrial, a crença no progresso e nos ideais do Iluminismo.
Como funciona a modernidade líquida?
A Modernidade Líquida também define um novo modelo para o funcionamento poder e da política. O Estado perde força e espaço na execução de uma série de serviços,que passam a ser dominados pelo setor privado. A responsabilidade por algumas tarefas passa a ser inteiramente do indivíduo.
Qual o imperativo da modernidade líquida?
O imperativo da modernidade líquida é a busca por prazer a qualquer custo, mesmo que utilizando pessoas como objetos. Aliás, na modernidade líquida, o sujeito torna-se objeto. As conexões estabelecidas entre pessoas são laços banais e eventuais. As pessoas buscam um número grande de conexões, pois isso se tornou motivo de ostentação.
Qual a lógica da modernidade líquida?
Na lógica da modernidade líquida, o sujeito é aquilo que ele consome. Na modernidade líquida, ter é mais importante do que ser. A banalização da amizade e do namoro são reflexos desse modo de vida que prioriza o consumo e objetifica as pessoas.
Qual o novo paradigma da modernidade líquida?
Na modernidade líquida, já não é mais possível trabalhar toda vida na mesma empresa. é imprevisível. Isto abre um novo paradigma, pois agora é preciso pensar a sociedade em termos fluidos, de processos e não mais em termos de blocos.