Como citar o cortiço?
Índice
- Como citar o cortiço?
- Qual a crítica feita na obra O Cortiço?
- Quais os problemas sociais na dinâmica de um cortiço?
- Qual a tese da resenha crítica em relação à obra O Cortiço?
- Quem é bertoleza no livro O cortiço?
- Como era o ambiente do cortiço?
- Quais as principais características da obra O Cortiço de Aluísio Azevedo?
- Qual o principal foco na obra O Cortiço?
- Como é a vida em um cortiço?
- Como os moradores dos cortiços eram vistos pela sociedade?
- Como analisar a citação em redação?
- Como usar a citação em redação de vestibular?
- Como fazer uma citação com sucesso?
- Como podemos reescrever a citação indireta?
Como citar o cortiço?
O Cortiço (1890) – Aluísio Azevedo “(…) a chegada de moradores de alta renda atrai investimentos ao bairro, que elevam os valores dos aluguéis. Isso deixa os preços inviáveis para a população de menor poder aquisitivo que ali vivia. Logo, ela tem de se mudar para locais mais afastados.”
Qual a crítica feita na obra O Cortiço?
O romance "O Cortiço" de Aluísio Azevedo gira em torno da vida de um cortiço carioca. ... Partidário do pessimismo e influenciado por teorias deterministas, Azevedo submete seus personagens ao poder do sexo e do dinheiro. A obra faz uma dura crítica social, denuncia preconceitos raciais e a exploração do homem pelo homem.
Quais os problemas sociais na dinâmica de um cortiço?
O presente trabalho tem como objetivo tratar, de forma crítica, temas polêmicos que aparecem na obra O Cortiço, de Aluísio de Azevedo tais como: a pobreza, homossexualidade, o contraste entre a cultura do brasileiro e a do português imigrante e a escravidão.
Qual a tese da resenha crítica em relação à obra O Cortiço?
O Cortiço é um romance de tese que mostra como o comportamento das personagens é influenciado pelo meio, pela raça e pelo momento histórico em que se insere, assim como a mistura de raças serve para a degradação humana. Portanto, a obra tece diversas críticas às diferenças sociais.
Quem é bertoleza no livro O cortiço?
Bertoleza era uma fiel escrava ganho de um velho cego ao qual ela via apenas para entregar-lhe os jornais mensais. Era, além disso, amigada com um português que fazia fretes com uma carroça.
Como era o ambiente do cortiço?
São dois os espaços explorados na obra. O primeiro é o cortiço, amontoado de casebres mal-arranjados, onde os pobres vivem. Esse espaço representa a mistura de raças e a promiscuidade das classes baixas. ... O segundo espaço, que fica ao lado do cortiço, é o sobrado aristocratizante do comerciante Miranda e de sua família.
Quais as principais características da obra O Cortiço de Aluísio Azevedo?
Repleto de descrições, o romance explora as características físicas e o comportamento de seus personagens, marcados pela degradação (moral, espiritual e física) e ambição. Um exemplo é animalização dos personagens, revelada sobretudo, pelos instintos sexuais. Saiba mais sobre o autor da obra: Aluísio de Azevedo.
Qual o principal foco na obra O Cortiço?
A intenção era provar, por meio da obra literária, como o meio, a raça e a história determinam o homem e o levam à degradação. A obra está a serviço de um argumento. Aluísio se propõe a mostrar que a mistura de raças em um mesmo meio desemboca na promiscuidade sexual, moral e na completa degradação humana.
Como é a vida em um cortiço?
Enraizado na nossa cultura e registrado no clássico de Aluísio Azevedo, cortiços eram moradias insalubres e dilapidadas, onde doenças se proliferavam, onde habitava a escória da sociedade e onde proprietários exploravam os moradores com aluguéis abusivos.
Como os moradores dos cortiços eram vistos pela sociedade?
Os cortiços são sinônimo de simplicidade e de precariedade, pobreza mesmo em muitos casos, mas, por suas características únicas, ajudam a manter uma cultura de solidariedade, com seus equipamentos coletivos e uma proximidade que contrasta com a impessoalidade de outras moradias.
Como analisar a citação em redação?
Além disso, é muito importante analisar se a citação está de acordo com os seus argumentos e a sua linha de raciocínio durante a redação, para que não haja contradição entre seu texto e a citação escolhida. Dê crédito ao autor. A citações em redação é um recurso que pode ajudar o seu texto a ficar mais embasado, articulado e desenvolvido.
Como usar a citação em redação de vestibular?
A citação em redação de vestibular deve ser curta e não deve ser usada com frequência (quanto mais usar suas próprias palavras, melhor o texto); Use de forma coerente; Contextualize a informação (use exemplos, concorde com autores etc); Tenha certeza, ao usar a citação, de que ela esteja agregando seu texto, e não de forma desconexa;
Como fazer uma citação com sucesso?
Existem algumas regrinhas para você fazer uma citação com sucesso. Antes de explicá-las, vale lembrar que estamos falando daquelas citações que fazemos em textos dissertativos argumentativos, ou seja, citações em redação, formato que costuma aparecer nos vestibulares.
Como podemos reescrever a citação indireta?
Porém, como você não se lembra perfeitamente como ela está escrita, é possível reescrevê-la como uma citação indireta, por exemplo: De acordo com o filósofo grego Platão, não devemos esperar que algo ruim aconteça para que lembremos o que, de fato, é importante para nós.