Como citar um artigo em uma petição?

Índice

Como citar um artigo em uma petição?

Como citar um artigo em uma petição?

Na citação direta, a lei deve ser “copiada” como de origem para o trabalho. Nesta modalidade de citação você não deve alterar nenhum aspecto do que aparece na lei. Ao final da menção, é necessário incluir nome do autor e o ano da lei entre parênteses.

Como citar a lei na petição?

Logo após a citação deverá vir entre parêntesis o nome do autor e o ano. Em lugar do sobrenome do autor, usa-se a jurisdição, ou seja, se for uma lei federal, usa-se Brasil, se for uma lei estadual, coloca-se o nome do estado e se for uma lei municipal, escreve-se o nome da cidade.

Como citar um artigo do Código Civil?

Exemplo 1: BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil.

Como referenciar artigo JusBrasil?

Recapitulando

  1. Ative a aba desenvolvedor do Word para editar as citações.
  2. Cadastre as referências do link JusBrasil corretamente.
  3. Faça a citação conforme o botão “CITAR” disponível na própria jurisprudência.
  4. Gerar referência cadastrada no Word.

Como citar artigo de lei in verbis?

Por exemplo, ao tentar explicar determinado tema que está disposto na constituição federal, pode-se citar: In Verbis, a Constituição Federal, art. 5º- Todos são iguais perante a lei

Qual é a citação na petição inicial?

A citação é um requisito fundamental na petição inicial? Entende-se por citação o mecanismo formal pelo qual o réu é comunicado da existência de uma demanda contra ele. Essa citação tem por objetivo dar notícia ao réu para que o mesmo possa se manifestar.

Como é possível citar um artigo de lei?

No caso do artigo, essa expressão que pode ser abreviada para “art.” ou “Art.”, ele sempre aparece junto a um número que informa o local da informação na lei. Para citar um artigo de lei também é necessário citar a lei em si, por isso, a formatação padrão para esses tipos de citações segue o mesmo modelo.

Como se fará a citação?

Não se fará, porém, a citação, salvo para evitar o perecimento do direito: IV - aos doentes, enquanto grave o seu estado. Art. 219. A citação válida torna prevento o juízo, induz litispendência e faz litigiosa a coisa; e, ainda quando ordenada por juiz incompetente, constitui em mora o devedor e interrompe a prescrição.

Qual a finalidade da citação?

Essa citação tem por objetivo dar notícia ao réu para que o mesmo possa se manifestar. A citação é ato indispensável, requisito fundamental de uma petiçaõ inicial, e sem o qual nenhum outro ato posterior será considerado válido.

Postagens relacionadas: