Como fazer citação em parecer jurídico?

Índice

Como fazer citação em parecer jurídico?

Como fazer citação em parecer jurídico?

O texto citado deve ter a indicação da fonte pela nota de rodapé que tanto poderá ser indicada no texto que precede a citação ou no final dela. O que é importante notar é que este tipo de citação (em meio ao corpo) precisa do necessário destaque.

Quem pode dar parecer jurídico?

1º, II, e do art. 3º, § 1º, ambos da Lei Federal n.º 8.906, de 4 de julho de 1994. Excepcionalmente, o parecer jurídico pode ser emitido por advogado que ocupe cargo de provimento em comissão, ou, então, por advogado contratado por meio do art. ... 50, VII, da Lei Federal n.º 9.784/1999.

Quem pode fazer o parecer jurídico?

Quem pode fazer o parecer jurídico? Como se trata de uma questão de cunho jurídico, somente os advogados têm a incumbência de prestar serviços de consultoria jurídica. Isso significa que somente o profissional com o devido registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pode oferecer um parecer jurídico na modalidade consultiva.

O que é a citação de jurisprudências?

Agora que você já viu o que são as jurisprudências e relembrou como se faz uma citação, já percebeu que para citar algo, é necessário ter o nome do autor, o ano e preferencialmente a página também. A norma que regulamenta a citação de jurisprudências é a ABNT NBR 6023. Reproduzimos abaixo o exemplo constante no texto:

Por que citar jurisprudência?

Por que citar jurisprudência? Para demonstrar ao juiz que decidirá o seu processo que outras Turmas e Tribunais do Brasil todo já adotaram um posicionamento semelhante ao que você defende, evidenciando que a sua tese merece ser acolhida. É como dizer ao juiz: “Olha, não sou só eu que penso assim…. Tem juízes que pensam o mesmo que eu”.

Qual a norma que regulamenta a citação de jurisprudência?

A norma que regulamenta a citação de jurisprudências é a ABNT NBR 6023. Reproduzimos abaixo o exemplo constante no texto: BRASIL. Tribunal Regional Federal (5.

Postagens relacionadas: