O que fazer para o inhame não escurecer?
Índice
- O que fazer para o inhame não escurecer?
- Por que o inhame fica escuro?
- Como tirar o amarelo do inhame?
- O que fazer para o cara para não escurecer?
- Quando o inhame não está bom?
- Pode comer o inhame roxo?
- Como saber se inhame está estragado?
- Como Descascar e cortar inhame?
- Onde guardar o inhame?
- Como descascar o inhame?
- Como fazer o plantio do inhame?
- Como preencher um inhame com água?
- Quais são os benefícios do inhame?
O que fazer para o inhame não escurecer?
Descascar o inhame, cortá-lo em pedaços pequenos e colocar numa bacia com água e sal para não escurecer. Cozinhar em panela aberta com água cobrindo até ficar no ponto de colocar o palito e estiver cozido, mas sem desmanchar muito. Escorrer a água e voltar ao fogo baixo só para secar bem.
Por que o inhame fica escuro?
As manchas escuras são resultado da ação da enzima polifenoloxidase. Embora elas não signifiquem que o alimento estragou, seu aparecimento deixa a comida bem menos apetitosa.
Como tirar o amarelo do inhame?
Outro modo de remover essa “baba” é colocando o inhame cru e descascado (use luvas para isso) em uma bacia com agua e um pouco de vinagre. Deixe-o de molho por cerca de dez minutos, escorra a água e coloque-o para cozinhar do modo da sua preferência.
O que fazer para o cara para não escurecer?
Mantendo a casca na cocção, nutrientes como vitaminas e minerais hidrossolúveis não se perdem. Após descascar, deixe-o imerso em água com vinagre para não escurecer.
Quando o inhame não está bom?
Não deve estar ainda enrugada demais, esburacada, com fissuras ou machucada. Quando você pega o inhame na mão e sente alguns pontos moles na raiz pode significar que ainda não está maduro o suficiente para ser usado ou que no seu transporte ele sofreu algumas quedas. Dessa forma, o melhor é não os comprar.
Pode comer o inhame roxo?
Se for roxo, não coma nem cozida. A cor roxa nessas plantas indica uma enorme quantidade de oxalato de cálcio, potencialmente tóxico para seres humanos e animais.
Como saber se inhame está estragado?
Não deve estar ainda enrugada demais, esburacada, com fissuras ou machucada. Quando você pega o inhame na mão e sente alguns pontos moles na raiz pode significar que ainda não está maduro o suficiente para ser usado ou que no seu transporte ele sofreu algumas quedas. Dessa forma, o melhor é não os comprar.
Como Descascar e cortar inhame?
Para tirar a casca do inhame é aconselhado ferver o inhame com casca por cerca de 10 minutos, de forma a eliminar sua baba. Depois retire o inhame, deixe esfriar um pouco e descasque com uma faca ou descascador, tal como faria com uma batata ou uma cenoura.
Onde guardar o inhame?
Os inhames não precisam ser mantidos em geladeira, pois se conservam em condição natural por até 10 semanas, desde que mantidos em local arejado, escuro e seco. Quando colocados em geladeira doméstica, devem ficar na parte inferior, dentro de sacos de plástico.
Como descascar o inhame?
Preparar o inhame. Quem já descascou inhame antes sabe que ele solta uma baba que dificulta o manuseamento dele e que, por conter uma substância chamada ácido oxálico, essa baba pode irritar a pele e causar alergia 1. Por isso recomendamos cozinhar o inhame com a casca, principalmente a variedade inhame-coco.
Como fazer o plantio do inhame?
Fazer a primeira rega e manter a irrigação constante na planta. No entanto, é necessário tomar cuidado para que a terra não fique encharcada, o que não será bom para o cultivo do inhame. O solo indicado para o plantio do tubérculo é descompactado, arenoso, profundo, bem drenado, rico em matéria orgânica e fértil.
Como preencher um inhame com água?
Colocar um desses inhames adquiridos dentro de um copinho ou potinho com água, deixando a sua haste pontuda virada para cima. Você deve preencher apenas aproximadamente 30% do inhame com água e deixar durante cerca de duas semanas e meia a três semanas.
Quais são os benefícios do inhame?
O inhame é um alimento de baixo índice glicêmico e rico em proteínas, fibras e vitaminas, principalmente vitamina C e do complexo B, possuindo, portanto, diversos benefícios para saúde, como a melhora do processo de digestivo, controle dos níveis de colesterol, prevenção de doenças cardiovasculares e ajuda no processo de emagrecimento, por exemplo.