O que define a funcionalidade do idoso?

Índice

O que define a funcionalidade do idoso?

O que define a funcionalidade do idoso?

A funcionalidade é definida como a capacidade de gerir a própria vida ou cuidar de si mesmo e é a base do conceito de saúde para o idoso, além de ser o ponto inicial em sua avaliação3.

Como avaliar o grau de independência do idoso?

O desempenho das atividades de vida diária é considerado um parâmetro aceito e legítimo para firmar essa avaliação, sendo utilizado pelos profissionais da área de saúde, e de extrema valia para o enfermeiro, para avaliar graus de dependência de seus clientes.

Qual a capacidade funcional do idoso?

Capacidade funcional é conceituada como a eficiência do idoso em corresponder às demandas físicas do cotidiano, que compreende desde as atividades básicas para uma vida independente até as ações mais complexas da rotina diária.

Como é obtida a informação do idoso?

A informação pode ser obtida através da observação directa do idoso e/ou do questionário directo ao idoso, familiares ou cuidadores. Pode ser aplicado por médicos, enfermeiros ou outros profissionais de saúde. Para cada ABVD o idoso é classificado como Dependente ( 0 ) ou Independen- te ( 1 ).

Qual a dependência do idoso?

A informação pode ser obtida através do questionário directo ao idoso, familia- res ou cuidadores. Pode ser aplicado por médicos, enfermeiros ou outros profis- sionais de saúde. Cada AIVD tem vários níveis de dependência (3 a 5). Para cada AIVD o idoso é classificado como Dependente (0 pontos) ou Independente (1 ponto).

Qual o método de avaliação do idoso mais utilizado?

Objetivo: Este estudo propõe-se em fazer uma revisão integrativa dos métodos de avaliação da funcionalidade do idoso mais utilizados, existentes e validados no Brasil, e em correlacionar cada escala com o Cor Set do idoso, segundo a Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF).

Postagens relacionadas: