Como avaliar um paciente com ascite?

Índice

Como avaliar um paciente com ascite?

Como avaliar um paciente com ascite?

O exame físico é pouco sensível para detectar ascite. Geralmente, os pacientes precisam ter aproximadamente 1.500 mL de líquido para que o exame possa detectar ascite com acurácia. Pode-se observar macicez nos flancos, macicez móvel, semicírculos de Skoda e sinal do piparote.

Como é formada a ascite?

A ascite consiste em um acúmulo de líquido (ascítico) que contém proteínas dentro do abdômen. Muitos distúrbios podem causar ascite, mas o mais comum é o aumento da pressão arterial nas veias que levam o sangue para o fígado (hipertensão portal), geralmente devido a cirrose.

São sinais utilizados para detecção de ascite?

Ascite
SintomasAumento de volume abdominal, aumento de peso, desconforto abdominal, falta de ar
ComplicaçõesPeritonite bacteriana espontânea, síndrome hepatorrenal, baixos níveis de sódio no sangue
CausasCirrose hepática, cancro, insuficiência cardíaca, tuberculose, pancreatite, obstrução da veia hepática

Quando internar paciente com ascite?

Ascite grau 2 ou moderada Os pacientes que desenvolvem ascite grau 2 não necessitam de hospitalização, a menos que outras complicações estejam presentes. Eles têm um balanço de sódio positivo, que pode ser corrigido pela redução da ingestão dietética de sódio e pelo aumento da excreção renal de sódio com diuréticos.

Onde fica o líquido da ascite?

A ascite ou "barriga d'água" é o acúmulo anormal de líquido rico em proteínas no interior do abdômen, no espaço entre os tecidos que revestem o abdômen e os órgãos abdominais. A ascite não é considerada uma doença mas sim um fenômeno que está presente em várias doenças, sendo a mais comum a cirrose hepática.

Quanto tempo dura uma pessoa com ascite?

E a essa altura, muitos danos foram causados ​​ao fígado. A expectativa média de vida de uma pessoa com ascite geralmente depende da causa e intensidade subjacentes dos sintomas. No geral, o prognóstico da ascite é muito ruim. A taxa de sobrevivência varia entre as semanas 20-58.

Qual o mecanismo fisiopatológico da ascite?

A doença mais associada com ascite é a cirrose hepática. Na sua fisiopatologia destacam-se três teorias que ocorrem sempre em determinado paciente, porém em momentos diferentes de sua doença: vasodilatação, “overflow” e “underfill”.

Quais os tipos de ascite?

Tipos de Ascite

  • Ascite fetal: Quando o acúmulo de líquido acontece no abdômen do feto ou recémnascido.
  • Ascite quilosa: Quando o acúmulo de líquido se dá devido ao bloqueio das vias linfáticas.
  • Ascite pancreática: Quando o acúmulo é causado pela pancreatite crônica.

Quais os tipos de ascite?

Tipos de Ascite. A ascite é tradicionalmente dividida em 2 tipos: transnivel ou exsudativo. Esta classificação é baseada na quantidade de proteína encontrada no fluido. Um sistema mais útil foi desenvolvido com base na quantidade de albumina no fluido ascítico em comparação com a albumina sérica (albumina medida no sangue).

Quais fatores podem contribuir para a ascite?

O aumento da pressão arterial portal e a diminuição da albumina (uma proteína que é transportada no sangue) podem ser responsáveis ​​na formação do gradiente de pressão e resultando em ascite abdominal. Outros fatores que podem contribuir para ascite são retenção de sal e água.

Quais distúrbios podem causar ascite?

Muitos distúrbios podem causar ascite, mas o mais comum é o aumento da pressão arterial nas veias que levam o sangue para o fígado (hipertensão portal), geralmente devido a cirrose. Se um volume grande de líquido se acumula, o abdômen aumenta muito de tamanho, às vezes, fazendo com que a pessoa perca o apetite e apresente falta de ar e desconforto.

Quais são os sintomas associados com ascite?

Pode não haver sintomas associados com ascite, especialmente se for leve (geralmente menor que cerca de 1 ml em adultos). À medida que mais fluido se acumula, o aumento da circunferência abdominal e do tamanho são comumente observados. Dor abdominal, desconforto e inchaço também são freqüentemente vistos quando ascite se torna maior.

Postagens relacionadas: