O que é desnutrição aguda e crônica?
Índice
- O que é desnutrição aguda e crônica?
- Quais as características da desnutrição?
- O que é a desnutrição aguda?
- O que é a desnutrição crônica?
- Quais os critérios utilizados para diagnosticar a desnutrição?
- Qual o tratamento da desnutrição?
- Quais são os percentis de desnutrição?
- Quando é diagnosticada desnutrição em adultos?
O que é desnutrição aguda e crônica?
Peso e estatura baixos referem-se a desnutrição crônica; peso baixo e estatura não comprometida, a desnutrição aguda. Pelos critérios da OMS16, são considerados quadros agudos os de crianças com relação peso/altura < -2DP e crônicos os das com peso-altura > -2 DP.
Quais as características da desnutrição?
Indisposição e falta de energia, difícil recuperação das infecções ou feridas que demoram a cicatrizar também são características da doença. Algumas características imperceptíveis que você pode não relacionar a desnutrição é a dificuldade para se manter aquecido e a falta de concentração.
O que é a desnutrição aguda?
Desnutrição aguda grave: neste caso, o peso está muito abaixo do que seria suposto (é inferior a 30% do normal) e as funções corporais vão-se alterando. Trata-se de uma situação crítica, com elevado risco de morte para a pessoa que sofre desta doença.
O que é a desnutrição crônica?
Se as deficiências da dieta persistirem, as crianças param de crescer e se tornam atrofiadas, o que faz com que tenham baixa estatura para sua idade. Esse quadro é diagnosticado como desnutrição crônica.
Quais os critérios utilizados para diagnosticar a desnutrição?
São cinco os critérios utilizados para diagnosticar a desnutrição. Eles são divididos em fenotípicos e etiológicos, sendo que os fenotípicos são: perda de peso involuntária, baixo IMC e massa muscular reduzida. Já os critérios etiológicos são: redução da ingestão alimentar e inflamação/ gravidade da doença.
Qual o tratamento da desnutrição?
O tratamento da desnutrição varia de acordo com a gravidade da doença. De modo geral envolve as seguintes ações: eliminar as causas da desnutrição e propiciar condições no tempo necessário para que o organismo possa ser recuperar. No tratamento busca-se recuperar o estado nutricional da pessoa, com objetivo de normalizar o seu metabolismo.
Quais são os percentis de desnutrição?
A desnutrição pode ser classificada por diversos critérios, porém no Estado de São Paulo,utiliza-se percentis (valores que dividem o conjunto ordenado de dados obtidos em 100 partes iguais). Os percentis de corte escolhidos foram 10 e 90.
Quando é diagnosticada desnutrição em adultos?
Em adultos é diagnosticada desnutrição quando o IMC está abaixo de 18,5 ou houve perda acidental de 5-10% do peso corporal durante os últimos três a seis meses. Além disso, podem ser feitos exames de sangue para avaliar as concentrações de determinados nutrientes em seu corpo, independente dos resultados de IMC ou perda de peso.