Como Eratóstenes conseguiu medir o raio da Terra?
Como Eratóstenes conseguiu medir o raio da Terra?
Estendendo os raios do sol (imaginariamente) até o centro da Terra, obteve os ângulos correspondentes. ... Depois, só teria que multiplicar esse número por 50 para descobrir a medida do contorno de toda a Terra. Eratóstenes descobriu que a distância entre Alexandria e Siena era de 5.000 estádios.
Quem foi o primeiro a medir a Terra?
Eratóstenes Usando estes factos, Eratóstenes concluiu que a Terra tem 40.000 km de perímetro. Para chegar a esta conclusão, Eratóstenes observou que se podiam encarar os raios luminosos provenientes do Sol como sendo linhas paralelas.
Como somar o raio?
O raio de um círculo é sempre igual à metade do comprimento de seu diâmetro. Por exemplo, se o diâmetro for igual a 4 cm, o raio será igual a 4 cm ÷ 2 = 2 cm.
Como calcular o raio da Terra?
Mesmo hoje, com tanta tecnologia, não é trivial para nós encontrar uma maneira de calcular o raio da terra. Mas Eratóstenes fez isso muito tempo atrás, só usando a boa vontade, um homem e uma estaca como ferramentas de trabalho. Já podemos imaginar que o cara era fera na matemática né?
Como o raio do Sol representa o centro do planeta?
Depois do primeiro experimento, Eratóstenes elaborou uma teoria geométrica muito simplificada. Os ângulos de duas retas quando se encontram com outra transversal são idênticos. Neste caso, o raio do sol é simbolizado pelas retas paralelas, enquanto a reta transversal representa a vareta e o centro do planeta.
Qual a distância entre a terra e a terra?
Estendendo os raios do sol (imaginariamente) até o centro da Terra, obteve os ângulos correspondentes. Assim, faltava descobrir qual a distância entre as duas cidades. Depois, só teria que multiplicar esse número por 50 para descobrir a medida do contorno de toda a Terra.
Quanto é a circunferência da Terra?
7° de circunferência da Terra = 800 km! Então 360° (uma circunferência completa) é igual a quantos km? Resposta = 40 mil km! Na Linha do Equador, atualmente, a Terra é medida em 40.072 km. Ou seja, a diferença no cálculo de Eratóstenes foi de apenas 72 km, um valor pífio se considerada a escassa tecnologia da época, no século 3 antes de Cristo!