Como avaliar edema em gestantes?

Índice

Como avaliar edema em gestantes?

Como avaliar edema em gestantes?

Um edema discreto é esperado, mas mesmo assim deve ser avaliado por um obstetra. Quando o acúmulo de líquidos é excessivo e vem acompanhado de aumento na pressão arterial ou perda de proteínas pela urina , é um sinal de alerta para a gestante. Estes sintomas podem indicar uma pré-eclâmpsia .

Como avaliar edemas?

AVALIAÇÃO DO EDEMA pressão digital sobre a pele, por pelo menos 5 segundos, a fim de se evidenciar edema. É considerado positivo se a depressão ("cacifo") formada não se desfizer imediatamente após a descompressão. Classificar de + a 4+. Indica o grau de congestão.

Qual a probabilidade de edema em gestantes?

Isso se baseia na ocorrência de edema em 80% do total das gestantes. Uma das primeiras observações da equipe multidisciplinar, que é responsável pelo atendimento pré-natal, deve ser identificar as mulheres que apresentam probabilidades estatísticas de desenvolver pré-eclâmpsia/eclampsia.

Qual a classificação do edema?

Classifica-se o edema em graus de escala ascendente: quando atinge membros inferiores até a tíbia (edema uma cruz +), estendem-se as coxas e também aos membros superiores (edema ++), alastra-se por todo o corpo, excluindo as cavidades serosas (+++) e, finalmente, constitui o derrame generalizado ou anasarca (++++) (BRASIL, 2006a; REZENDE, 2005).

Quais são as causas do edema?

3 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo. 4 Inchaço: Inchação, edema. 5 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.

Como avaliar o aparecimento do edema?

É importante avaliar o aparecimento de edema para descartar o edema patológico, que geralmente está associado à hipertensão. A avaliação pode ser feita por controle do peso (edema oculto - peso acima de 600 kg por semana) e avaliação do cacifo (depressão duradoura no local pressionado).

Postagens relacionadas: