Como classificar um arquivo?

Índice

Como classificar um arquivo?

Como classificar um arquivo?

Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato. Gênero: refere-se à maneira de representar o documento de acordo com o seu suporte.

O que é classificar um documento?

A classificação arquivística é a atividade que elabora, a partir de uma concepção intelectual, a articulação e identificação dos documentos entre si e estuda a forma como estes foram produzidos, para que sua existência seja determinada e, a partir daí, se materializar no instrumento Plano de Classificação, que espelha ...

São exemplos de documento informático?

Documentos informáticos: são os documentos produzidos, tratados e armazenados em computador. Exemplos: disco flexível (disquete), disco rígido (winchester) e disco óptico.

Quais os tipos de classificação de documentos?

Existem 4 principais formas de se classificar documentos: por espécie, gênero / formato, assunto e relevância. O primeiro classifica os documentos a partir da origem das informações contidas nele, podendo ser combinado com outros métodos para gerar um resultado ainda melhor.

Quais são os tipos de arquivos que existem?

Quais são os principais tipos de formatos de arquivos?

  • TXT. O TXT também é uma extensão de arquivos de texto, mas, diferente do . ...
  • DOC. DOC é outro formato de arquivos muito conhecido, próprio do programa Word, da Microsoft. ...
  • PDF. ...
  • PPT. ...
  • JPEG. ...
  • PNG. ...
  • EPS. ...
  • PSD, CDR e AI.

Para que serve a classificação de documentos de arquivo?

A classificação de documentos é feita por meio de um sistema de gestão de documentos, que tem como objetivo gerar mais eficiência para as empresas e, também, manter os arquivos seguros de extravios, danos ou perdas.

Para que serve classificação de documentos?

O Plano de Classificação de Documentos tem por finalidade identificar os documentos da instituição quando de sua criação, uso, tramitação e guarda, registrando fielmente o contexto de produção (funções/atividades) em que os registros são originados, conforme o descrito no art. 2º da Lei Federal 8.159/91.

Qual é o objetivo do arquivo?

Objetivo do arquivo No entanto, qualquer que seja a finalidade de um arquivo, as suas funções básicas são as mesmas: guardar e conservar os documentos, de modo a serem utilizados para atender a interesses, seja esses administrativos, pessoais e/ou históricos.

Quais são os documentos de arquivo?

Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato. Gênero: refere-se à maneira de representar o documento de acordo com o seu suporte. Assim, os documentos ...

Qual o formato de um documento?

Formato: é determinado de acordo com as características físicas e técnicas de registros com que se apresenta o documento. São exemplos de formatos: livros, fichas, caderno e pergaminho. Bom, hoje tentamos informar de maneira resumida as diversas formas que temos para categorizar os documentos a partir de suas características.

Quais são os arquivos que passam pelos arquivos?

O primeiro passo é compreender os diferentes estágios pelos quais passam os arquivos que, por sua vez, podem ser distintas da seguinte forma: Arquivo de Primeira Idade ou Corrente: constituído de documentos em curso ou consultados frequentemente, conservados próximo ao local que os produziu ou recebeu.

Qual a distinção entre classificação e “arranjo”?

– I No meio arquivístico brasileiro, foi consagrada a distinção entre “classificação” e “arranjo”. De acordo com tal distinção, a “classificação” corresponderia às operações técnicas destinadas a organizar a documen- tação de caráter corrente, a partir análise das funções e atividades do organismo pro- dutor de arquivos.

Postagens relacionadas: