Como definir se uma área é classificada?

Índice

Como definir se uma área é classificada?

Como definir se uma área é classificada?

As áreas classificadas apresentam três diferentes graus de risco:

  1. Grau contínuo: Riscos constantes ou por longos períodos.
  2. Grau primário: Riscos sazonais em condições normais de trabalho.
  3. Grau secundário: Risco em condições atípicas e por curtos períodos.

Qual a classificação das atmosferas explosivas?

zona 0 — lugar de formação contínua ou prolongada de mistura explosiva; zona 1 — ambiente de formação de mistura explosiva com probabilidade de explosão em condições normais de uso de equipamentos; zona 2 — área com pouca probabilidade de formação de mistura explosiva.

Quando uma atmosfera é considerada explosiva?

Atmosfera Explosiva, de acordo com [2], é a mistura com o ar, em condições atmosféricas, de substâncias inflamáveis sob a forma de gases, vapores, névoas ou poeiras, na qual, após ignição, a combustão se propague a toda a mistura não queimada. Simplificando: é uma área onde existe a possibilidade de ocorrer explosões.

Qual a norma utilizada no Brasil para área classificada?

A ABNT NBR IEC 60079- define área classificada como: “Área na qual uma atmosfera explosiva está presente, ou pode estar presente, em quantidade tal que requeira precauções especiais para a construção, instalação e utilização de equipamentos elétricos”.

O que é temperatura de superfície em área classificada?

É a menor temperatura, a partir da qual uma atmosfera explosiva se inflama. Desta forma, os equipamentos são classificados de acordo com temperatura máxima de superfície.

Como um equipamento elétrico pode provocar explosão em uma área classificada?

Uma explosão ocorre quando uma fonte de ignição – uma faísca, fagulha, arco ou aquecimento de um equipamento – entra em contato com uma atmosfera explosiva. E essa situação é evitada quando há um gerenciamento de risco de explosão na unidade, aliado a um planejamento da regularização das instalações.

O que são áreas classificadas e atmosferas explosivas?

Áreas classificadas são lugares nos quais existem chances de se formarem atmosferas explosivas. Atmosferas explosivas, por sua vez, surgem em ambientes onde se realizam atividades com substâncias inflamáveis, como poeira, fibra, gases, vapores, entre outros.

Qual equipamento utilizado na Zona 0?

É comum exemplificar a ZONA 0 a parte interna de um tanque de armazenamento de liquido inflamável, onde na parte superior do liquido existe altíssima probabilidade de formação de mistura inflamável. Geralmente essa condição é obtida com tanque de tetos fixos, que formam essa “câmara de mistura inflamável”.

Qual NR fala de atmosfera explosiva?

NR-10 16H - Trabalho em Áreas Classificadas / Atmosfera Explosiva.

Qual é a faixa de volume de CO no ar e o que é considerada uma atmosfera explosiva?

na faixa de 19,5 % a 23%, em volume de oxigênio. aqueles que podem inflamar ou explodir; ➢Como exemplos podemos citar: Metano, Hidrogênio, Acetileno, Gasolina, GLP, etc.

Qual é a área explosiva?

A área explosiva é um ambiente no qual normalmente são manipuladas substâncias inflamáveis que se misturam no ar oferecendo riscos de explosão. Gases, vapores ou poeiras presentes em indústrias dos setores de mineração e petróleo podem ser enquadrados para a classificação dessas áreas.

Qual a relação entre áreas classificadas e atmosferas explosivas?

A relação existente entre Áreas Classificadas e Atmosferas Explosivas é a seguinte: em Áreas Classificadas, sempre temos Atmosferas Explosivas (por exemplo, um tanque de armazenamento de álcool), porém, nem todos os lugares onde existem Atmosferas Explosivas são considerados Áreas Classificadas (por exemplo, a cozinha de casa com vazamento de gás).

Como é possível ocorrer uma explosão?

Simplificando: é uma área onde existe a possibilidade de ocorrer explosões. Para que ocorra uma explosão é necessário a combinação de três elementos: Fonte de ignição: que podem ser faíscas elétricas ou efeito térmico (temperaturas muito elevadas);

Quais são as poeiras explosivas?

Poeiras explosivas são formadas por micropartículas que apresentam risco por serem inflamáveis, condutivas ou explosivas quando em contato com alguma ... Por definição, este fenômeno ocorre quando as cargas elétricas se acumulam em um corpo e passa para outro ao haver contato.

Postagens relacionadas: