Como cobrar IPTU do inquilino no contrato?

Índice

Como cobrar IPTU do inquilino no contrato?

Como cobrar IPTU do inquilino no contrato?

Segundo a Lei nº 8.245/1991, também conhecida como Lei do Inquilinato, o dono de um imóvel pode incluir no contrato de locação uma cláusula dizendo que o locatário deverá pagar o IPTU junto a outras despesas, como aluguel e condomínio.

O que é aluguel proporcional?

Aluguel pró-rata ou seja por dia = divide-se o valor do aluguel pelos dias do mês que iniciou o contrato e multiplica-se pelos dias utilizados. A definição acima é a válida para pagamento do aluguel em que o mês inteiro não foi utilizado pelo locatário. Isso ocorre na entrada ou na desocupação do imóvel locado.

Como o inquilino que não paga o IPTU pode sofrer execução fiscal?

O Inquilino que Não Paga o IPTU pode Sofrer Execução Fiscal? Por duas oportunidades explicamos aqui no nosso blog quais os principais cuidados que todo locador deve ter ao alugar seu imóvel, como também, os cuidados que todo o inquilino deve se precaver antes de firmar um contrato de locação com uma imobiliária ou direto com o proprietário.

Será que o pagamento do IPTU é proporcional?

O pagamento de IPTU é proporcional? Aluguei um apartamento desde junho do ano passado e paguei o IPTU do ano passado completo. O contrato acaba em junho deste ano. É verdade que devo pagar o IPTU proporcional ao período que estarei ocupando o apto por este ano?

Qual o valor do IPTU para um apartamento?

No seu caso, seguindo o contrato é o que deverá ser pago. Aluguei meu apartamento é o inquilino quer pagar o IPTU proporcional por mês. Para isso, pegou o valor da parcela, multiplicou por 10 e dividiu por 12 meses. Mas se eu pegar o valor total do IPTU (parcela única) e dividir por 12 meses, dá outro valor.

Como é cobrado o IPTU no contrato de locação?

O IPTU pode ser cobrado do locatário, desde que conste essa obrigação no contrato de locação.

Postagens relacionadas: