Como cobrar o condomínio do inquilino?

Índice

Como cobrar o condomínio do inquilino?

Como cobrar o condomínio do inquilino?

O condomínio sempre irá cobrar o condômino: seja o valor de uma multa ou cotas condominiais atrasadas. “O inquilino, porém, deverá pagar ao condômino por multas que por acaso tome, e isso deve constar no contrato de locação”, explica Rodrigo Karpat.

O que pode ser cobrado do inquilino no condomínio?

É o inquilino quem paga as despesas ordinárias do condomínio como salários, despesas de água, luz, esgoto, limpeza e manutenção. Só em caso de despesas extraordinárias que o locador toma a responsabilidade para si. Por exemplo, a pintura de fachadas do condomínio e reformas nas áreas externas.

Quem deve pagar o condomínio o inquilino ou o proprietário?

Em seu artigo 22, a legislação estabelece que o inquilino deve ficar com as despesas ordinárias do condomínio. Entram nessa categoria todos os custos relacionados à manutenção do edifício, ou seja, ligadas à utilização do local, que geralmente estão inclusas na taxa do condomínio.

Por que devo pagar o condomínio com vencimento no mês de início do aluguel?

Isso porque, o inquilino não oferece nenhuma garantia prévia à utilização do imóvel. Portanto, a lei permite ao proprietário cobrar os alugueis do imóvel antecipadamente. Neste caso, o inquilino primeiro paga o aluguel, para poder usufruir do imóvel no mês seguinte.

Quando se paga o condomínio?

A taxa de condomínio pode ser cobrada de duas formas: em uma taxa fixa, que se mantém todos os meses, ou por rateio. O valor fixo deve ser calculado e aprovado previamente em uma assembleia. Já no rateio, o valor varia a cada mês.

Tem como colocar o condomínio no nome do inquilino?

De acordo com o código civil, neste caso, mesmo que o condomínio esteja no nome do locatário, que responde pela inadimplência é o proprietário do imóvel, ou seja o Locador. Isso porque, o contrato de locação é um instrumento particular entre as partes (locador e locatário) não tendo nada haver com o condomínio.

Quanto custa um condomínio fechado?

Cada condômino terá de pagar mensalmente uma parte da despesa geral para que usufrua da manutenção do espaço. A taxa de condomínio é uma obrigação legal, segundo o portal jurídico Migalhas. Se o condomínio tiver 60 condôminos, cada um pagará R$ 2 mil mensalmente.

Quem paga as melhorias no condomínio?

É o proprietário do imóvel quem paga por qualquer despesa com reforma ou reparo na estrutura do imóvel, como pintura de fachada, ampliações, iluminação e instalação de equipamentos de segurança, de incêndio, de telefonia, de esporte e de lazer.

Quais são as despesas de um condomínio?

Quais são as despesas ordinárias de condomínio? As despesas ordinárias, são as despesas comuns, como: luz, água, gás, pagamento de funcionários, compra de material de limpeza, portaria, entre outros. Nesse caso, o valor de todas as despesas é dividido pela quantidade de apartamentos, gerando assim uma taxa mensal.

Como tirar as dúvidas sobre inquilinos em condomínios?

Pensando em tirar essas - e outras - dúvidas sobre o assunto, o SíndicoNet trouxe as 15 perguntas mais comuns sobre inquilinos em condomínios para você aprender tudo sobre o assunto! Confira! 1. Inquilino é considerado condômino? O inquilino não é considerado condômino.

Como o inquilino é condômino?

O inquilino não é considerado condômino, e sim possuidor, são condôminos, exclusivamente, os proprietários das unidades. Em alguns condomínios, a convenção condominial, veta inquilinos, como qualquer outra pessoa que não seja condômina, de participar de eleição para síndico.

Será que o condomínio tem relação jurídica com o inquilino?

Algo importante de se notar é que o condomínio não tem relação jurídica com o inquilino, mas sim com o proprietário. Isso significa que o condomínio, ao reportar problemas de multas, no momento de cobrar, de comunicar sobre assembleias, e até de prestar contas, deve fazê-lo ao proprietário.

Por que o inquilino não pode cobrar contas do síndico?

O inquilino, também não pode cobrar prestação de contas do síndico. Em caso de multas por infração no condomínio, sempre será cobrado o condômino. Entretanto, o inquilino deverá pagar ao condômino por multas que receba, e é importante que isso conste no contrato de locação.

Postagens relacionadas: