O que acontece se o patrão atrasa o salário?
O que acontece se o patrão atrasa o salário?
Conforme as regras previstas no Regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), é de suma importância que a empresa cumpra com o prazo de pagamento salarial de seu funcionário. ... Sendo assim, em casos nos quais o pagamento estiver em atraso, deve-se realizar uma correção monetária do salário referente àquele mês.
Qual o atraso no pagamento dos salários?
ATRASO REITERADO NO PAGAMENTO DOS SALÁRIOS. A c. Turma entende que o atraso no pagamento dos salários de forma reiterada enseja o pagamento de indenização a título de dano moral, ocorrendo um dano in re ipsa.
Será que o pagamento de um salário atrasado é uma quebra de contrato?
Embora, tecnicamente, um pagamento de salário atrasado ou falha ocasional ao pagar o seu salário seja uma quebra de contrato, não é normalmente grave o suficiente para habilitá-lo a demitir-se e reivindicar uma rescisão indireta quando ocorre com poucos dias de atraso.
Qual a pena de atraso no pagamento do salário?
Precedente Normativo 72 : “Estabelece-se multa de 10% sobre o saldo salarial, na hipótese de atraso no pagamento de salário até 20 dias, e de 5% por dia no período subsequente.”. Então temos que, em caso de atraso no pagamento do salário, a empresa deverá arcar com as penalidades previstas na Súmula 381 e Precedente Normativo 72, do TST.
Qual a situação mais aceitável de atraso salarial?
Via de regra, não existe nenhuma situação na qual seja aceitável que a empresa atrase o salário devido ao seu funcionário. Considera-se atraso sempre que a remuneração não tenha sido entregue ao empregado após o quinto dia útil do mês. Caso o atraso salarial ocorra, o funcionário pode valer-se de uma disputa judicial para recuperar seu direito, ...