Como cobrar mensalidade de escola?

Índice

Como cobrar mensalidade de escola?

Como cobrar mensalidade de escola?

7 Dicas para cobrança de mensalidade escolar em atraso

  1. Disponibilize canais de comunicação eficientes. ...
  2. Tenha um departamento de cobranças. ...
  3. Crie um roteiro de cobranças. ...
  4. Faça negociações humanizadas. ...
  5. Seja flexível nas citações. ...
  6. Diversifique as formas de pagamento. ...
  7. Automatize processos.

Como fazer cobrança de clientes inadimplentes?

  1. Estabeleça um documento padrão de procedimentos para combater a inadimplência. ...
  2. Defina canais de comunicação eficazes. ...
  3. Tenha um departamento responsável por cobrar mensalidades atrasadas. ...
  4. Tenha as transações da escola bem documentadas e acessíveis. ...
  5. Ofereça formas facilitadas de pagamento.

Como negociar dívidas de escola?

Ofereça também mais de uma forma de pagamento — cartões de crédito, débito automático em conta, cheque ou boletos, por exemplo. Além disso, converse com o responsável pelo pagamento da dívida e ofereça a possibilidade de divisão do débito em parcelas que ele possa realmente pagar.

Como negociar mensalidades escolares atrasadas?

Renegocie dívidas Estabeleça parcelas que caibam dentro do orçamento do devedor. E lembre-se de que não é somente o valor das mensalidades atrasadas que deve ser negociado. Mais do que isso, há as formas de pagamento, que podem ser por cartão de crédito, débito em conta, boletos, ou outras.

Quantas mensalidades a escola pode cobrar?

Ocorre que essa prática é ABUSIVA é que expressa na Lei 9.870/99 no seu artigo 1º, inciso V, veda a escola de cobrar taxas de pré-matrícula ou quaisquer outras referentes aos serviços prestados que excedam o valor total anual ou que impliquem no pagamento de mais de doze mensalidades no ano.

Como cobrar dívidas na pandemia?

Assim, a executiva recomenda: dê preferência à cobranças amigáveis para iniciar processos de renegociações. “Além da tradicional ligação, a cobrança pode ser realizada por carta, e-mail e SMS”, lembra a Diretora.

Como fazer acordo com dívida em escola?

Pela legislação, a instituição pode recorrer ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) para cobrar judicialmente a dívida, já que o vínculo entre a escola e os pais dos alunos se enquadra em uma relação de consumo.

Como fazer um acordo com a escola?

Compreenda os alunos inadimplentes Assim, na hora de fazer o acordo de inadimplente, leve em consideração a outra parte. Entenda a situação, tenha empatia e pense em condições que realmente caibam na realidade dele, sem, é claro, deixar de olhar para a sua escola também.

Como evitar a inadimplência escolar?

A inadimplência escolar é um dos maiores problemas enfrentados pelas instituições de ensino, afinal, o excesso de inadimplência pode levar a escola a ter sérios problemas financeiros. É preciso que a escola esteja munida de táticas efetivas para cobrar mensalidades atrasadas e evitar que essa adversidade aconteça.

Será que a escola vai enviar um comunicado de inadimplência?

Se a escola enviar, por exemplo, um comunicado de inadimplência por meio do aluno, ele acabará lendo e sabendo que a mensalidade não foi paga. Se a instituição ligar para um telefone fixo, outra pessoa pode atender e querer saber do que se trata, o que costuma ser constrangedor para quem está com dívidas.

Quem é o vilão da inadimplência escolar?

A inadimplência escolar é citada entre os vilões da inadimplência no Brasil, em uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), com 26% de usuários negativados.

Quem pode fazer cobrança das mensalidades da sua escola?

Professor, diretor, nem nenhum profissional ligado ao pedagógico pode fazer a cobrança das mensalidades da sua escola. Misturar isso pode complicar a negociação. Esse ponto tem bastante a ver com os riscos de exposição ou de qualquer possibilidade de um tratamento diferenciado com o aluno devedor.

Postagens relacionadas: