O que fazer quando o morador não paga o condomínio?
Índice
- O que fazer quando o morador não paga o condomínio?
- Quanto tempo sem pagar condomínio perde o apartamento?
- Como deixar de pagar condomínio?
- O que pode acontecer se você não pagar o condomínio?
- Como Superar a inadimplência do condomínio?
- Qual a facilidade para os condomínios?
- Qual a porcentagem que o condomínio receberá quando receber atrasados?
- Quando a taxa condominial é mais baixa que o valor da causa?
O que fazer quando o morador não paga o condomínio?
Condomínio. Desde março, pelo novo Código de Processo Civil, assim que o morador receber a cobrança pelos Correios, tem até três dias úteis para quitar seu débito. Se isso não acontecer, a Justiça pode fazer penhora online da sua conta corrente, ou seja, resgatar seu dinheiro para pagar o condomínio.
Quanto tempo sem pagar condomínio perde o apartamento?
Graças ao novo Código de Processo Civil, a execução de condomínio não leva mais que um ano. Além disso, o condômino que não pagar suas dívidas com o condomínio em até 3 dias após determinação do juiz poderá ter seu imóvel penhorado, além de sua conta bancária bloqueada.
Como deixar de pagar condomínio?
Uma delas é que pra não precisar pagar condomínio todo mês, basta você não morar em um deles. E a segunda é que há algumas exceções nesta regra. Uma delas é a isenção para quem ocupa um cargo – o de síndico, por exemplo.
O que pode acontecer se você não pagar o condomínio?
Se o morador não pagar o condomínio, ele terá um prazo bancário, geralmente de 30 dias, para quitar a dívida, mas precisará arcar com multa de 2%, juros de 1% ao mês, mais correção pela inflação do período atrasado.
Como Superar a inadimplência do condomínio?
A inadimplência podia ser um dos principais problemas do condomínio, já que, antes do Novo CPC (Código de Processo Civil), a demora para finalizar uma ação de cobrança poderia superar vinte anos. Isso mesmo: vinte anos tentando receber de uma ou mais unidades devedoras – o que acabava onerando bastante os outros condôminos.
Qual a facilidade para os condomínios?
“O processo já começa mais adiantado, o que é uma facilidade a mais para os condomínios”, assinala Luiz Eduardo Caracik, diretor da empresa de cobrança Êxito. “É lógico que o devedor tem seu tempo para se defender, prazos para comprovar caso estejam lhe cobrando algo que seja abusivo.
Qual a porcentagem que o condomínio receberá quando receber atrasados?
O advogado do condomínio, ao iniciar o processo, combina uma porcentagem que o mesmo irá receber quando o empreendimento receber os atrasados, que giram em torno de 10%.
Quando a taxa condominial é mais baixa que o valor da causa?
Mas nem sempre é a regra. “Onde a taxa condominial é mais baixa que o custo de se iniciar um processo, que custa no mínino R$ 128, 50 ou 1% do valor da causa, pode valer a pena esperar um pouco mais antes de se entrar com a ação”, assinala o advogado Fernando Zito.