Quem faz a coleta de sangue arterial?

Índice

Quem faz a coleta de sangue arterial?

Quem faz a coleta de sangue arterial?

Segundo a resolução 390/2011 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), “a punção arterial tanto para fins de gasometria como para monitorização da pressão arterial invasiva é um procedimento privativo do enfermeiro, observadas as disposições legais da profissão”.

Pode coletar sangue da artéria?

Como é feito? Uma amostra de sangue de uma artéria é normalmente feita a partir do interior do punho (artéria radial), mas também pode ser retirada a partir de uma artéria na virilha (artéria femoral) ou do lado de dentro do braço acima da prega do cotovelo (artéria braquial).

Para que serve a coleta de sangue arterial?

A gasometria arterial é um exame de sangue normalmente realizado em pessoa internadas em Unidade de Terapia Intensiva que tem como objetivo verificar se as trocas gasosas estão ocorrendo da maneira correta e, assim, avaliar a necessidade de oxigênio extra.

Como coletar gasometria arterial?

- Puncionar sangue venoso, preferencialmente da veia mediana. - Deixar que o sangue flua para a seringa e, imediatamente após a coleta, observar e retirar qualquer bolha de ar. Vedar a seringa ou vedar a agulha utilizando uma rolha de borracha. - Enviar imediatamente após a coleta na própria seringa em gelo seco.

Porque o profissional em análises clínicas não pode coletar sangue arterial?

A coleta de sangue para exames laboratoriais de rotina não é atribuição exclusiva do profissional Enfermeiro, mas levando-se em consideração que em casos especiais onde há maior risco ao paciente, devido à complexidade do procedimento e a necessidade de conhecimento técnico-científico, como é o caso punção arterial ...

Como colher sangue do pai?

Para fazer um teste de paternidade, os envolvidos precisam comparecer ao laboratório e coletar o material genético, que segue para análise. Simples assim. Já se o suposto pai for falecido e não tiver ascendentes nem descendentes vivos, pode-se exumar o corpo e fazer a coleta do material a partir dos restos mortais.

Porque colher sangue da artéria?

A gasometria utiliza o sangue retirado por punção de uma artéria, em que o oxigênio e o dióxido de carbono podem ser medidos antes de entrar nos tecidos corporais. O sangue venoso não pode ser usado para avaliação do oxigênio.

Porque tirar sangue da veia e não da artéria?

O sangue arterial têm alta pressão, pois sai diretamente do ventrículo esquerdo do coração, para fazer a irrigação de todo o corpo. Logo um acidente proveniente de uma punção arterial é muito mais grave do que com uma punção venosa, pois, a perda de sangue seria muito maior.

Quando pedir gasometria?

A gasometria é pedida quando há sintomas de problemas respiratórios ou metabólicos, ou de doenças renais ou pulmonares que causam desequilíbrio ácido-base ou dificuldade respiratória. É usada para diagnóstico e monitoração desses grupos de doenças e de seu tratamento.

Como deve ser feita a punção para a coleta arterial?

Veigas (2002) descreve que o procedimento de punção para a coleta arterial deve ser feito após a anestesia local por via subcutânea ao lado do local onde haverá a punção, principalmente por evitar a dor causada pelo procedimento, diminuindo a ansiedade do paciente e a hiperventilação.

Como a coleta da amostra é realizada em uma artéria?

Como a coleta da amostra é realizada em uma artéria, é importante a enfermagem ter ciência do cuidado após a realização da punção. A indicação é de que o local puncionado seja comprimido com força por aproximadamente cinco minutos e em alguns pacientes a compressão poderá ser mais prolongada, evitando a formação de hematoma (VEIGA, 2002).

Como é levado o sangue coletado para o laboratório?

O sangue coletado é levado para o laboratório para que sejam feitos exames bioquímicos para verificar pH sanguíneo, concentração de bicarbonato e pressão parcial de CO2.

Como é feita a coleta da gasometria arterial?

Coleta de Amostra para Gasometria Arterial. A coleta da gasometria arterial é realizada por meio de uma punção arterial, normalmente na artéria radial, braquial ou femoral. É uma técnica extremamente asséptica, a fim de prevenir infecções, e deve ser realizada por profissional treinado.

Postagens relacionadas: