Como tirar sangue do cordão umbilical?

Índice

Como tirar sangue do cordão umbilical?

Como tirar sangue do cordão umbilical?

Como é feita a coleta de sangue do cordão umbilical? Após o nascimento, o cordão umbilical é pinçado (lacrado com uma pinça) e separado do bebê, cortando a ligação entre o bebê e a placenta. A quantidade de sangue (cerca de ml) que permanece no cordão e na placenta é drenada para uma bolsa de coleta.

O que são células-tronco do cordão umbilical?

As células-tronco encontradas no cordão umbilical podem ser extraídas do sangue (células-tronco hematopoéticas) e do tecido (células-tronco mesenquimais). Apesar de diferentes, ambas ainda não sofreram exposição a vírus, bactérias ou ao meio ambiente, o que traz importantes benefícios terapêuticos.

Porque guardar o sangue do cordão umbilical?

O sangue do cordão umbilical é rico em células-tronco hematopoiéticas, que têm o potencial de reparar o sistema sanguíneo do corpo e, por isso, servem para o tratamento de doenças hematológicas, como leucemias, linfomas, talassemias, etc.

Porque tira o sangue da placenta?

» Por que doar? Após o nascimento de seu (sua) filho (a), a placenta e o sangue do cordão umbilical são descartados como é de rotina. O sangue que resta neste material é extremamente rico em células jovens, imaturas que possuem a capacidade de dar origem a todas as células do sangue.

Como é possível utilizando o sangue do cordão umbilical curar doenças como a leucemia?

O sangue do cordão é uma das fontes de células-tronco para o transplante de medula óssea e este é o único uso deste material atualmente.

O que é retirado do cordão umbilical?

O sangue é retirado do cordão umbilical logo depois do parto. Já no laboratório, são eliminados os glóbulos vermelhos e o plasma, sobrando cerca de 20 mililitros com as células-tronco. Em uma bolsa especial, o material é armazenado em uma "supergeladeira" a menos de 190 graus Celsius negativos, em nitrogênio líquido.

Como é feito o armazenamento das células-tronco do cordão umbilical?

Por esse motivo, foram criados bancos de sangue de cordão umbilical. O armazenamento é feito com crioprotetor [substância usada para proteger o tecido biológico de danos de congelamento] e em temperatura baixíssima --de -196 °C-- em nitrogênio líquido, fazendo as células durarem, no mínimo, duas décadas.

Como guardar o cordão umbilical?

Como faço para armazenar células-tronco do cordão umbilical do meu filho? Você pode fazer isso tanto em bancos públicos quanto privados. No primeiro caso, só é possível guardar células-tronco do sangue do cordão (hematopoéticas).

Porque é importante guardar o umbigo do bebê?

Melhor do que guardar apenas o sangue do cordão umbilical seria preservar, também, o seu próprio tecido, que é rico em células-tronco mesenquimais. Mais versáteis que as hematopoéticas, elas poderiam, no futuro, ser utilizadas no tratamento de um leque maior de doenças.

Quando se sabe que a placenta subiu?

O principal sinal da placenta prévia é o sangramento sem dor pela vagina, na segunda metade da gravidez. Fale com seu médico caso você tenha sangramento vaginal no segundo ou terceiro trimestres ou se sentir contrações.

Como Usar um cordão umbilical?

Use uma lâmina afiada e estéril, como um bisturi ou uma tesoura. O cordão umbilical é muito mais resistente do que parece, e pode parecer borracha ou cartilagem.

Quais são as possibilidades de congelamento de sangue de cordão umbilical?

Segundo os dados mais recentes da Anvisa (2013), das 92.545 unidades de sangue de cordão umbilical armazenadas em bancos particulares no Brasil (desde 2000), apenas cinco crianças puderam utilizar seu próprio material genético armazenado. Por isso, o congelamento em um dos bancos públicos oferece mais possibilidades.

Como funcionava a utilização das células do sangue do cordão umbilical?

Por não saber exatamente como funcionava na prática a utilização das células do sangue do cordão umbilical, a jornalista Rita Lisauskas, 40, optou pelo congelamento das do filho, Samuel, hoje com 6 anos, em um banco privado.

Como armazenar as células do cordão umbilical do filho?

Ao mesmo tempo que os pais se questionam se devem armazenar as células do sangue do cordão umbilical do filho, cientistas mostram outras aplicações desse material - e estudam possibilidades de tratamentos usando as células-tronco da polpa do dente de leite e até as da gordura corporal. Sim, os resultados são promissores

Postagens relacionadas: