Quais são os princípios da Educação Permanente em saúde?

Índice

Quais são os princípios da Educação Permanente em saúde?

Quais são os princípios da Educação Permanente em saúde?

A Educação Permanente em Saúde (EPS) parte do pressuposto da aprendizagem significativa e problematizadora, propondo estratégias que possibilitam a construção coletiva, além de nortear caminhos para uma relação dialógica e horizontal, em que cada protagonista do SUS (trabalhadores, usuários e gestores) possa ...

O quê Educação Permanente em saúde?

A Educação Permanente em Saúde (EPS) traz como marco conceitual uma concepção de trabalho no SUS como aprendizagem cotidiana e comprometida com os coletivos. Os atores do cotidiano são os principais detentores da tomada de decisão sobre acolher, respeitar, ouvir, cuidar e responder com elevada qualidade.

Como criar um plano de Educação Permanente em saúde?

O primeiro passo para a construção e implementação do Plano de EPS é a formação de um Grupo de Trabalho (GT). Para tanto, faz-se necessário identificar os atores responsáveis nos es- paços de gestão, nos serviços de saúde e nas organizações de participação social, bem como nas escolas de saúde pública.

Quais são as ações de Educação Permanente?

A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma estratégia político- pedagógica que toma como objeto os problemas e necessidades emanadas do processo de trabalho em saúde, e relaciona o ensino, a atenção à saúde, a gestão do sistema e a participação do controle social.

Quais os objetivos da Educação Permanente em saúde?

A educação permanente em saúde (EPS) tem como objeto de transformação o processo de trabalho, orientado para a melhoria da qualidade dos serviços e para a eqüidade no cuidado e no acesso aos serviços de saúde. Parte, portanto, da reflexão sobre o que está acontecendo no serviço e sobre o que precisa ser transformado.

O que é a Educação Permanente?

A Educação Permanente em Saúde visa transformar as práticas profissionais e a organização do trabalho, e, é em virtude desse fato, que se necessita transcender a simples transmissão de conhecimento e saberes técnicos, pois estes, por si só, não garantem as transformações necessárias nas formas de atenção, gestão e ...

Qual é definição de Educação Permanente em saúde e qual é seu objetivo?

A Educação Permanente em Saúde (EPS) é compreendida como um conceito pedagógico que relaciona ensino, serviço, docência e saúde, contribuindo para o desenvolvimento profissional, a gestão setorial e o controle social 3.

O que é educação continuada e Educação Permanente em saúde?

É uma estratégia de melhoria nas práticas de cuidado. A educação permanente melhora as práticas de forma mais específicas e pode ser mais célere. Já a educação continuada constrói um conhecimento mais global e modifica práticas, respeitando as inovações das ciências relacionadas à profissão.

O que é o plano de educação permanente do SUAS?

A Política Nacional de Educação Permanente do SUAS – PNEP/SUAS estabelece os princípios e diretrizes para a instituição da perspectiva político-pedagógica fundada na educação permanente na Assistência Social.

Como implantar um Núcleo de Educação Permanente?

O Núcleo de Educação Permanente pode ser instituído por meio de Portaria do Gestor Municipal de Saúde ou por proposta aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde.

Qual a informação necessária para a educação permanente em saúde?

Para a ‘ educação permanente em saúde ’, a informação necessária é aquela que se propõe como ocasião para aprendizagem, mas que também busca ocasião de maior sensibilidade diante de si, do trabalho, das pessoas, do mundo e das realidades. Então, a melhor informação não está no seu conteúdo formal, mas naquilo de que é portadora em potencial.

Como é feita a educação permanente?

A educação permanente pode ser entendida como aprendizagem- trabalho, ou seja, ela acontece no cotidiano das pessoas e das organizações. Ela é feita a partir dos problemas enfrentados na realidade e leva em consideração os conhecimentos e as experiências que as pessoas já têm.

Qual a estratégia do SUS para a educação permanente em saúde?

A ‘ educação permanente em saúde ’ tornou-se, dessa forma, a estratégia do SUS para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para a saúde.

Qual a condição indispensável para um aluno ou trabalhador de saúde?

Uma condição indispensável para um aluno, trabalhador de saúde, gestor ou usuário do sistema de saúde mudar ou incorporar novos elementos à sua prática e aos seus conceitos é o desconforto com a realidade naquilo que ela deixa a desejar de integralidade e de implicação com os usuários.

Postagens relacionadas: