Como coletar o sangue com a pipeta?
Índice
- Como coletar o sangue com a pipeta?
- Como usar pipeta de plástico?
- Como Encher a pipeta?
- Como se usa uma pipeta?
- Qual pipeta é a mais indicada para pegar um volume de 2 ml?
- O que deve ser usado como material para pipetar um líquido?
- Qual é a função da pipeta?
- Como fazer uma pipeta?
- Como usar a pipeta automática?
- Como usar a pipeta no menisco?
- Como limpar a superfície externa da pipeta?
- Quais as características das pipetas graduadas?
- Qual a profundidade de imersão da pipeta?
Como coletar o sangue com a pipeta?
Escolha preferencialmente a ponta do dedo médio, anelar ou indicador e faça a punção. Colete o sangue, evitando a formação de bolhas. A presença de bolhas de ar na pipeta coletora altera o volume da amostra.
Como usar pipeta de plástico?
Após colocar a pipeta no líquido, a substancia entrará pela base da pipeta e preencher a parte interna. Depois, fecha-se a abertura de cima, criando o vácuo que vai segurar o líquido dentro desse instrumento.
Como Encher a pipeta?
Segurar a pipeta próximo à posição vertical. Pressionar suavimente o embolo até a posição do 2º estágio. Imergir a ponteira no líquido*.
Como se usa uma pipeta?
Mantenha a pipeta levemente inclinada (o mais próximo possível da vertical), encoste a parte inferior da pipeta na parede do recipiente e deixa o líquido escoar até que pare. Traga a pipeta agora para a posição vertical e aguarde mais alguns segundos até que o líquido escoe totalmente.
Qual pipeta é a mais indicada para pegar um volume de 2 ml?
O volume a ser transferido deve estar dentro da faixa de volume recomendada para a pipeta. Por exemplo, para transferir 2,48 µL, a pipeta mais adequada é a P-10, já que este volume está dentro da faixa de precisão para esta pipeta.
O que deve ser usado como material para pipetar um líquido?
As pipetas sorológicas são feitas de vidro ou plástico e têm graduação ao longo dos lados para medir a quantidade de líquido que está sendo aspirado ou dispensado. Antigamente era utilizada a pipetagem com a boca, onde o usuário sugava o líquido com a boca até o nível desejado.
Qual é a função da pipeta?
As pipetas são instrumentos para transferência de líquidos que permitem medir o volume a ser transferido. Existem pipetas para diversos volumes, desde as pipetas sorológicas e volumétricas até as micropipetas.
Como fazer uma pipeta?
O que precisamos para fazer a pipeta caseira?
- Óleo de neem (nim) ou de Amargosa.
- Citronela ou óleo de citronela.
- Óleo de Eucalipto.
- Óleo de Menta o Óleo da árvore do chá
- Água do mar hipertônica (ou natural) ou soro fisiológico.
Como usar a pipeta automática?
Aperte o botão de pipetagem até sentir o primeiro ponto de resistência. Leve a pipeta com o botão apertado até o recipiente contendo o líquido a ser transferido. Com a pipeta na posição vertical, faça a ponteira imergir de 1 a 6 mm abaixo da superfície do líquido (1 mm para P-2; 4 mm para P-1000 e 6 mm para P-5000).
Como usar a pipeta no menisco?
Utilize sempre pipetas com volume total o mais próximo possível do volume a ser medido. Utilize a pipeta sempre na vertical. Quando for observar o menisco – marcação de um liquido em um recipiente, contendo um determinado volume – os olhos devem estar posicionados na altura do mesmo, conforme imagem abaixo:
Como limpar a superfície externa da pipeta?
No dia a dia, a superfície externa da pipeta pode ser limpa com um papel toalha umedecido com álcool 70% e em seguida ficar em repouso dentro do fluxo laminar com a luz UV ligada por 15 minutos para descontaminação.
Quais as características das pipetas graduadas?
Entre as características mais relevantes das pipetas graduadas, estão as seguintes: - Eles são feitos de plástico ou vidro borossilicato (pirex). - Ao longo do corpo do tubo existem linhas que indicam o volume total. Estes têm números que indicam o volume de líquido na linha.
Qual a profundidade de imersão da pipeta?
Em respeito as ponteiras, dê preferência para as que são da mesma marca da pipeta – assim haverá garantias de que o encaixe perfeito entre ambas as partes ocorrerá. A profundidade de imersão da ponteira, se feita de maneira correta, pode aumentar a precisão em até 5%.