Onde é coletado o chorume?
Índice
- Onde é coletado o chorume?
- Como é feito o tratamento do chorume?
- Como o chorume pode ser reaproveitado?
- Qual a classe do chorume?
- Como o chorume pode ser controlado é tratado?
- Como impedir o chorume?
- Quais as principais formas de tratamento de chorume?
- O que deve ser feito com o chorume?
- Qual é a composição do chorume?
- Quais são as características do chorume?
Onde é coletado o chorume?
O sistema de coleta do chorume é feito, normalmente, na base do aterro, onde o material é capitado através de drenos. Só depois de coletado ele é enviado para lagoas ou tanques preparados para receber o efluente. Esses tanques devem ser fechados e as lagoas impermeabilizadas, para receber de forma correta o material.
Como é feito o tratamento do chorume?
O tratamento do chorume pode ser realizado de forma tradicional por uma ETE (a qual engloba gradeamentos, elevatória, caixa de areia, lagoas aeradas, secagem e tratamento do lodo), ou por meios alternativos como separação por membranas; evaporação; tratamentos oxidativos; carvão ativado; eletrocoagulação, etc.
Como o chorume pode ser reaproveitado?
“95% do chorume vira água e os outros 5% são transformados em resíduo, na forma de um lodo sólido, sendo que este resíduo pode ser utilizado em processos de compostagem para que sejam transformados em adubo orgânico”, explica o empresário Poy Ramos Carneiro.
Qual a classe do chorume?
Classe 2 Formalmente conhecido como líquido percolado de aterro, o Chorume de Lixo ou Chorume de Aterro Classe 2 é o líquido proveniente da matéria orgânica em decomposição nos aterros sanitários.
Como o chorume pode ser controlado é tratado?
Depois da captação, o chorume é tratado em três etapas. O líquido é assado por um processo físico-químico, através do qual tem seu PH elevado para a retirada de nitrogênio. No processo secundário, ele passa por um sistema de lodo ativado para que sua condutividade seja eliminada.
Como impedir o chorume?
Tratamento Biológico: utilizando técnicas como lagoas anaeróbicas, aeróbicas e de estabilização; Tratamento por Oxidação: as quais incluem o uso de ozônio, reação de Fenton, entre outras tipos de reações de oxidação; e. Tratamento Químico: por meio da adição de reagentes químicos ao chorume.
Quais as principais formas de tratamento de chorume?
Tipos de tratamento do chorume
- Tratamento biológico. O tratamento biológico é o mais comum e eficiente. ...
- Tratamento de chorume por substâncias químicas. Esse tipo de tratamento consiste na adição de substâncias químicas ao chorume. ...
- Tratamento bioquímico.
O que deve ser feito com o chorume?
O chorume é um líquido escuro gerado pela decomposição da matéria orgânica e que pode causar poluição ambiental. O chorume, também conhecido como lixiviado ou líquido percolado, é um líquido escuro gerado pela decomposição da matéria orgânica em aterros sanitários e lixões ou em composteiras.
Qual é a composição do chorume?
O chorume também é conhecido como líquido percolado ou lixiviado. A composição do chorume é de matéria orgânica, metais pesados, substâncias tóxicas e excrementos de humanos e animais.
Quais são as características do chorume?
O chorume, também chamado por líquido percolado ou lixiviado, é o líquido poluente, de cor escura e odor nauseante, originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos. ... O chorume possui grande concentração de substâncias com alta Demanda biológica de oxigênio (DBO).