Como obter o soro do sangue?

Índice

Como obter o soro do sangue?

Como obter o soro do sangue?

O soro é obtido após a coleta, coagulação da amostra e posterior centrifugação, sendo que nenhum anticoagulante é utilizado. O objetivo é que haja a formação de coágulo, e nesse processo os fatores da coagulação, plaquetas e fibrinogênio são consumidos.

O que contém no soro do sangue?

Quando o plasma fica sem as células e sem os fatores de coagulação, mas ainda contém outras proteínas, hormônios, anticorpos e eletrólitos ele é chamado de soro sanguíneo.

Como obter soro e plasma do sangue?

Na realização de exames de sangue, é necessário separar os elementos celulares do plasma. Por intermédio da centrifugação, é possível realizar essa separação e obter o soro. Durante esse processo, que é feito sem uso de anticoagulante, o fibrinogênio é consumido, formando um coágulo e separando a parte líquida (soro).

Quais os tubos usados em exames laboratoriais?

Os tubos para coleta de sangue se diferenciam uns dos outros pelas cores da tampa, sendo elas:

  • azul: tubo com citrato de sódio;
  • vermelha ou amarela: tubo sem anticoagulante;
  • verde: tubo com heparina;
  • roxa: tubo com EDTA;
  • cinza: tubo com fluoreto de sódio.

Como é obtido o soro no laboratório?

Muitos podem ser feitos utilizando o plasma mas, pela praticidade e qualidade (líquido livre de células), a maioria dos laboratórios utilizam o soro. O soro é obtido após a coleta, coagulação da amostra e posterior centrifugação, sendo que nenhum anticoagulante é utilizado.

Quanto Tempo é necessário para a utilização do soro?

No caso de utilização do soro, é necessário um período de 30 a 90 minutos para a formação do coágulo e a completa obtenção do soro. A única diferença analítica entre soro e plasma é que o primeiro não contém fibrinogênio. Do ponto de vista de dosagem de proteínas totais, este valor é tão pequeno que pode ser desconsiderado.

Como é obtido o soro?

O soro é obtido após a coleta, coagulação da amostra e posterior centrifugação, sendo que nenhum anticoagulante é utilizado. O objetivo é que haja a formação de coágulo , e nesse processo os fatores da coagulação, plaquetas e fibrinogênio são consumidos.

Será que o soro é mais que o plasma?

Já o soro nada mais é que o Plasma sem os fatores de coagulação e fibrinogênio. No laboratório podemos utilizar do soro e do plasma, mas isso depende do tipo de exame que se deseja realizar e também do tubo utilizado na coleta.

Postagens relacionadas: