Como se faz uma coleta para análise foliar?

Índice

Como se faz uma coleta para análise foliar?

Como se faz uma coleta para análise foliar?

  1. Coletar a folha mais alta, ou seja, a primeira folha com “colarinho” visível (folha TVD);
  2. Utilizar os 20 cm centrais da folha, desprezando-se a nervura central;
  3. Para a cana planta coletar a folha aproximadamente 6 meses após a germinação, para cana soca coletar a folha aproximadamente 4 meses após o corte;

Quais são os procedimentos que devem ser levados em conta para se fazer uma boa amostragem do tecido vegetal para realização de análise foliar?

- Coletar apenas folhas completas (limbo + pecíolo). - Amostrar apenas folhas sadias (livres de doenças e não afe- tadas pelo ataque de insetos ou outro agente). - Limpar as folhas dos resíduos de pulverização e/ou poeira lo- go após a coleta, por meio de lavagem com água limpa.

Como fazer análise de folhas?

Amostragem foliar – Como realizar?

  1. Separar as áreas em glebas homogêneas de acordo com o histórico da área, cultivar, idade e manejo realizado.
  2. Caminhar em zigue-zague na gleba.
  3. Coletar no terço médio da planta o 3° e 4° par de folhas a partir da extremidade.

Como coletar folhas?

Coletar folhas completas (lâmina com o pecíolo, Figura 1) da parte média dos ramos do ano, nos diferentes lados das plantas, entre a 13ª e a 15ª semanas após a plena floração, independentemente se a amostra for de cultivar de maturação precoce ou tardia.

Como deve ser realizada a diagnose foliar?

Para a análise foliar, recomenda-se fazer amostragem entre 50 e 60 dias após o semeio. Deve-se coletar pelo menos 20 folhas por hectare, escolhidas de forma aleatória.

Como deve ser feita a coleta de tecido vegetal de um exemplo?

A 1- coleta quando a planta tiver 1/3 de sua altura, a 22 após a ramificação sobre os ramos primários e a 3! coleta é feita sobre os ramos secundários. Da parte média dos ramos do último ano, na altura média das plantas no florescimento.

Como coletar folhas completas?

CAQUIZEIRO Coletar folhas completas (lâmina com o pecíolo, Figura 1) da parte mediana das brotações do ano, no período de 15 de janeiro a 15 de fevereiro. Compor a amostra com aproximadamente 100 folhas, oriundas de aproximadamente 20 plantas. Figura 3. Identificação da folha a ser amostrada.mostra Figura 4. Folha de bananeira, mostrando a parte a

Qual a época certa para a coleta de amostras de folhas?

Se acontecer que a época indicada para a coleta de amostras de folhas coincidir com o período de colheita de alguma cultivar, ou após a mesma, a coleta da amostra deverá ser antecipada em uma a duas semanas, de modo que a amostragem de folhas seja sempre feita antes da colheita dos frutos.

Qual o tipo de folha a ser coletada?

Tipo de folha Cada cultura tem uma folha específica a ser coletada para análise. Número de folhas Quantidade de folhas a serem coletadas em cada talhão. OBS: Para maior segurança na representação de glebas/talhões, as áreas não devem ser maiores que 10 hectares.

Como evitar a decomposição de folhas?

Esse procedimento previne a decomposição do material vegetal, para não comprometer os resultados das análises químicas. Se o tempo para a chegada ao laboratório for superior a 24 horas, as amostras de folhas devem ser acondicionadas em sacos de plástico e colocadas em geladeira.

Postagens relacionadas: