Como deve ser feita a coleta do líquor?

Índice

Como deve ser feita a coleta do líquor?

Como deve ser feita a coleta do líquor?

O Líquor pode ser coletado por diferentes vias de acesso, sendo mais utilizada a punção lombar, cujo acesso é mais seguro e menos invasivo. A punção lombar é feita nas costas, na região lombar, com o paciente usualmente deitado em decúbito lateral utilizando agulha espinhal fina e descartável (Figura 1).

Qual a altura da coluna onde o líquor deve ser coletado?

O médico faz uma anestesia local nas costas do paciente . Ele usará uma agulha apropriada para coleta do líquido que é retirado na altura das vértebras lombares .

Como é feito o exame do líquido cefalorraquidiano?

Para realizar o exame o médico irá retirar uma pequena amostra do líquido cefalorraquidiano através de uma injeção na coluna vertebral. Após o exame o indivíduo deve permanecer deitado de lado ou de costas por 12 horas. É possível que após o exame o indivíduo sinta alguma dor de cabeça.

Qual profissional está habilitado em fazer a coleta de LCR?

Coleta de uma amostra Uma vez que a coleta do LCR é um procedimento invasivo, só pode ser realizada por um profissional especializado (médico) e só pode ser realizado pós assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) pelo paciente ou por seu representante legal (Resolução n.

Quem faz coleta de líquor?

A coleta para exame de líquor é realizada por um médico que recebe um treinamento específico para a realização deste procedimento. O paciente é colocado em posição de decúbito lateral, com os joelhos dobrados contra o peito, de acordo com a orientação do médico. Pode ser utilizado anestésico local.

Como é produzido o líquor?

O líquor é produzido no plexo coroide, presente em cavidades no cerébro e na medula espinhal (Figura 1), e atua como um amortecedor protegendo as estruturas cerebrais e medulares; fornece nutrientes essenciais para o cérebro e possui importante função na remoção dos resíduos provenientes da atividade cerebral e no ...

Onde se encontra o líquor?

O líquor é produzido no plexo coroide, presente em cavidades no cerébro e na medula espinhal (Figura 1), e atua como um amortecedor protegendo as estruturas cerebrais e medulares; fornece nutrientes essenciais para o cérebro e possui importante função na remoção dos resíduos provenientes da atividade cerebral e no ...

Em qual espaço ocorre a punção lombar?

Na punção, o ponto de inserção da agulha deve ser na altura do cruzamento da linha que une as cristas ilíacas superiores com a coluna vertebral, na linha média, o que corresponde ao espaço entre as vértebras lombares L3-L4 na maioria dos indivíduos adultos.

Quando se faz a coleta do líquido cefalorraquidiano O que se deve observar?

Outro ponto que deve ser analisado é se o LCR está incolor (normal) ou com aparência alterada, podendo apresentar-se cristalino ou turvo, leitoso, xantocrômico (coloração rosada, alaranjada ou amarelada) ou sanguinolento (hemorrágico).

Onde se encontra o líquido cefalorraquidiano?

O líquido cefalorraquidiano (LCR) é um fluido biológico que está em íntima relação com o sistema nervoso central (SNC) e seus envoltórios (meninges). É um ultrafiltrado produzido pelos plexos coróides e está presente nos ventrículos cerebrais e no espaço subaracnóideo.

Como é feita a coleta do LCR?

A análise clínica do LCR já é iniciada com a coleta, sendo que neste ponto do processo verifica-se se o fluído corre sob pressão (o que indica hipertensão intracraniana) ou simplesmente em gotejamento vagaroso (considerado normal).

Quais as indicações do exame do LCR?

No Quadro 1 estão listadas as indicações do exame do LCR, segundo a Academia Americana de Neurologia (AAN). Não há preparo específico para o exame do LCR.

Por que a quantidade de células é baixa no LCR?

Uma vez que a quantidade de células é, habitualmente, baixa no LCR, para a análise específica dos tipos celulares deve se lançar mão de técnicas como a citocentrifugação e a citometria de fluxo.

Quais as condições que impedem a obtenção da amostra do LCR?

Existem condições que impedem a obtenção da amostra do LCR? Este teste é mais perigoso para pessoas com: Um tumor na parte de trás do cérebro que pressiona o tronco cerebral Para confirmar a segurança e a viabilidade de realizar a punção lombar, o médico perguntará sobre seu histórico médico e poderá solicitar exames de sangue adicionais.

Postagens relacionadas: