Como podar o poejo?
Índice
- Como podar o poejo?
- Como devo plantar poejo?
- Como se faz o chá de poejo?
- Quais os tipos de poejo?
- Como fazer a poda do hortelã?
- Como cuidar do poejo em vaso?
- Como se prepara o xarope de poejo?
- Como fazer o chá de poejo para bebê?
- Como se faz o xarope de poejo?
- Quais são os efeitos colaterais do poejo?
- Quais são os tipos de poejo?
- Como o poejo pode ser usado na culinária?
- Quais os benefícios do chá de poejo?
Como podar o poejo?
Quando e como colher poejo Para tal, corte os galhos floridos, logo abaixo das flores. Nesta altura, os ramos devem ter pelo menos 20 cm de comprimento. Caso pretenda secar o poejo, colha na Primavera e no Verão antes e depois da floração.
Como devo plantar poejo?
PLANTIO Opte por local que ofereça solo úmido e alcalino, de preferência áreas próximas a rios e lagos. É indicado mudar o lugar de cultivo a cada dois anos, a fim de evitar a normal queda de rebrote ou produção e a maior contaminação de doenças e ocorrência de pragas.
Como se faz o chá de poejo?
Para fazer o chá de poejo, basta colocar 10 gramas de folhas em uma panela e cobrir com 200 ml de água fervente. Abafar até amornar, coar e beber a seguir. Tomar de 2 a 3 xícaras por dia.
Quais os tipos de poejo?
No Brasil dois tipos de poejo são conhecidos e correspondem a duas espécies diferentes. Uma espécie é originária da Europa e seu nome científico é Mentha pulegium. A outra espécie é a que está sendo descrita aqui: o poejo nativo, originário da América do Sul, Cunila microcephala, ambas da família Labiatae.
Como fazer a poda do hortelã?
A hortelã pode ser podada na altura do solo, e nestes casos é preciso deixar 3cm de caule, que garante o rebrotamento. Já a salsinha deve ser podada acima da sua primeira ramificação.
Como cuidar do poejo em vaso?
O poejo gosta de sol, mas o ideal é deixar em meia sombra, recebendo a luminosidade diária. Como é uma planta que gosta de regas regulares, para auxiliar neste processo, um vaso indicado para o cultivo é o auto irrigável, metade das cordas ficarão para dentro do vaso e outra metade das cordas na parte do substrato.
Como se prepara o xarope de poejo?
Ingredientes
- 1 maço de hortelã
- 1 maço de poejo.
- 1 maço de alfavaca.
- 1 maço de guaco.
- 2 copo americano de açúcar.
- 6 copos americanos de água.
Como fazer o chá de poejo para bebê?
Para preparar o chá de poejo, basta misturar 1 a 2 colheres (sopa) de folhas da planta - isto é, mais ou menos 10 gramas de poejo - com 200 ml de água fervente. Em seguida, abafe, espere pelo menos 5 minutinhos e coe antes de servir.
Como se faz o xarope de poejo?
Ingredientes
- 1 maço de hortelã
- 1 maço de poejo.
- 1 maço de alfavaca.
- 1 maço de guaco.
- 2 copo americano de açúcar.
- 6 copos americanos de água.
Quais são os efeitos colaterais do poejo?
Os efeitos colaterais do poejo estão relacionados com o consumo em altas quantidades, o que pode resultar em sintomas leves, como dor abdominal, náuseas, vômito e diarreia, e sintomas mais graves como convulsões, alterações no fígado, alterações respiratórias e aborto, quando consumido no início da gestação.
Quais são os tipos de poejo?
Folhas: Ambos os tipos de poejo são membros da família das hortelãs e possuem os característicos caules quadrados. O poejo forma um tapete de folhas opostas com 2 cm de comprimento, ligeiramente pilosas, em caules rastejantes. O poejo americano é uma planta mais direita com folhas até 3 cm de comprimento.
Como o poejo pode ser usado na culinária?
O poejo pode ser usado na culinária para temperar pratos salgados, como pratos de peixe, açorda, infusão, licor, azeite aromatizado, em pratos de carnes, e também pratos doces, como pudim, torta, compota e na salada de fruta.
Quais os benefícios do chá de poejo?
Benefícios do chá de poejo Expectorante natural. O chá de poejo é um potente expectorante natural, agindo na expulsão de secreções que possam estar incomodando o nosso sistema respiratório. Desse modo, é muito indicado em casos de sinusite e tosse, por exemplo.