Onde fica o código CEST na nota fiscal?
Índice
- Onde fica o código CEST na nota fiscal?
- O que é Cest na nota fiscal eletrônica?
- O que é o código CEST?
- Quando devo usar o código CEST?
- Como fazer cadastro do CEST?
- O que é Cest na NF-E?
- Quando usar CEST?
- Qual a data de aplicação do CEST na NF?
- O que vai mudar na emissão da NF-e?
- Por que o CEST é obrigatório para empresas que realizam emissão de NF e NFC?
- Posso gerar a nota fiscal eletrônica sem o CEST?
Onde fica o código CEST na nota fiscal?
Contudo, o código só fica visível no arquivo XML da nota fiscal eletrônica. Assim, o CEST não pode ser identificado visualmente no DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), que acompanha a mercadoria durante o transporte.
O que é Cest na nota fiscal eletrônica?
O Código Especificador da Substituição Tributária, mais conhecido como CEST, estabelece uma forma de identificar e uniformizar mercadorias e bens sujeitos ao regime de substituição tributária, assim como a antecipação de recolhimento do imposto referente às operações subsequentes.
O que é o código CEST?
Diante disso foi criado o CEST – Código Especificador de Substituição Tributária, justamente para separar dentro de um mesmo NCM os produtos que tem ou não a substituição tributária de ICMS.
Quando devo usar o código CEST?
Eu estou obrigado a usar o CEST? Se você emite NF-e ou NFC-e e algum dos seus produtos comercializados estiver descrito na tabela do convênio ICMS 92/15 então você precisa usar o CEST para este produto – mesmo que a operação não seja de venda ou até mesmo se o seu estado não participa da substituição tributária.
Como fazer cadastro do CEST?
5 passos para cadastrar o CEST corretamente na NF-e
- 1ºPasso – Estudo da tabela de códigos.
- 2º Passo – Análise do impacto do não-cadastro ou de códigos errados.
- 3º Passo – Registro dos códigos.
- 4º Passo – Saneamento de dados.
- 5º Passo – Monitoramento da cadeia de fornecimento.
O que é Cest na NF-E?
A Nomenclatura Comum do Mercosul, o NCM, consiste basicamente em um código composto por oito dígitos cuja função seria identificar a natureza das mercadoria. Já o CEST tem como objetivo uniformizar e identificar as mercadorias e bens que estão sujeitas ao regime de substituição tributária do ICMS.
Quando usar CEST?
Eu estou obrigado a usar o CEST? Se você emite NF-e ou NFC-e e algum dos seus produtos comercializados estiver descrito na tabela do convênio ICMS 92/15 então você precisa usar o CEST para este produto – mesmo que a operação não seja de venda ou até mesmo se o seu estado não participa da substituição tributária.
Qual a data de aplicação do CEST na NF?
No entanto, não devemos esquecer que as demais obrigações fiscais, como a partilha do ICMS, continuaram com data de aplicação a partir de 1º de janeiro do ano de 2016. Apenas a data da obrigação da informação do CEST no XML da NF foi postergada, as demais exigências continuam com suas datas de vigência mantidas.
O que vai mudar na emissão da NF-e?
O que vai mudar na emissão da NF-e? Visualmente, no DANFE, que é o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica, você não vai perceber nenhuma mudança, pois o código CEST estará informado apenas no arquivo XML da sua NF-e. Os cálculos de impostos, e o cálculo da própria Substituição Tributária, permanecem os mesmos.
Por que o CEST é obrigatório para empresas que realizam emissão de NF e NFC?
O CEST é obrigatório para todas as empresas que realizam a emissão de NF-e e/ou NFC-e, com produtos sujeitos à referida tributação. Talvez você esteja se perguntando: “E se a minha mercadoria não possuir incidência de ICMS Substituição Tributária ou se a operação for Isenta ou Não Tributada, devo ignorar o CEST?”.
Posso gerar a nota fiscal eletrônica sem o CEST?
Independente do regime tributário, isto é: tanto empresas do lucro real, lucro presumido, quanto as empresas do simples nacional. É possível gerar a Nota Fiscal Eletrônica sem o CEST?