Como usar o EDTA?

Índice

Como usar o EDTA?

Como usar o EDTA?

Características

  1. Colocar uma gota de EDTA TRISSÓDICO Líquido na entrada do conduto radicular no início da instrumentação;
  2. Aguardar de 2 a 3 minutos, período durante o qual o produto começa a fazer efeito, para iniciar a instrumentação.

Porque o EDTA é considerado uma solução autolimitante?

Assim fica explicada a ação autolimitante das soluções de EDTA, pois uma molécula quela um mol de íon metálico (Dow, 1984; Østby, 1957; Seidberg & Schilder, 1974). A extensão da desmineralização do sal dissódico do EDTA foi pioneiramente analisada por Fehr & Østby (1963) através de microscopia de luz polarizada.

Qual é a função do EDTA nas seguintes fases do tratamento endodôntico?

Diz também, que os componentes do EDTA têm efeito dissolvente sobre a dentina, promovendo dessa forma a sua desmineralização, portanto, deveria ser usado durante a instrumentação do conduto para reduzir o tempo necessário para o seu alargamento, facilitando a remoção dos componentes inorgânicos.

O que faz o EDTA?

Edta dissódico (quelante) é um agente sequestrante que atua em faixa de pH ácido e neutro. Principais Propriedades : Elimina impurezas metálicas e é um potencializador do efeito conservante e antioxidante.

Qual a finalidade do EDTA?

O EDTA é um agente quelante específico para os íons cál- cio. Ele tem a capacidade de limitar a formação da smear layer, “sequestrando” a sua parte inorgânica e deixando a matéria or- gânica para ser removida por um agente irrigante, como, por exemplo, a solução de hipoclorito de sódio.

Quais são as etapas do tratamento endodôntico?

O tratamento endodôntico apresenta três etapas principais de controle da infecção: o preparo químico-mecânico, a medicação intracanal e a obturação do sistema de canais radiculares 23.

Como fazer a Odontometria?

Para executar a técnica de Bregman, que evidencia qual é a mensuração dentária, o dentista deve saber fazer o seguinte cálculo: CRD = (CRI x CAD) / CAI. O CRI é determinado pelo CAD subtraído 3 mm. Essa medida deve ser transferida para o instrumento endodôntico (limas), que irá explorar a região.

Porque o EDTA é um exemplo de agente quelante?

O EDTA é um composto sintético comumente obtido a partir de etilenodiamina, formaldeído, água e cianeto de sódio. Tal ação sequestra os íons metálicos livres formando complexos, por isso é considerado um agente sequestrante.

Postagens relacionadas: