Quais os princípios básicos do código de ética do psicólogo?

Índice

Quais os princípios básicos do código de ética do psicólogo?

Quais os princípios básicos do código de ética do psicólogo?

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na pro- moção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Qual o objetivo do Código de Ética do Psicólogo?

A missão primordial de um código de ética profissional não é de normatizar a natureza técnica do trabalho, e, sim, a de assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria.

Qual a importância do Código de Ética do Psicólogo?

Na Psicologia, a ética tem um papel fundamental, já que profissionais com essa característica ganham maior credibilidade na profissão. ... Além de zelar pela ética e contribuir para o desenvolvimento da profissão. O Código de Ética do psicólogo está em vigor desde 2005 e é o terceiro da profissão.

Como fazer referência do código de ética do serviço social?

REFERENCIAS: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Código de ética Profissional do Assistente Social. Brasília, 1993.

Como aprova o código de Ética Profissional do psicólogo?

EMENTA – aprova o Código de Ética Profissional do Psicólogo. O CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, no uso de suas atribuições legais e regimentais, RESOLVE: Art. 01 – Aprovar o Código de Ética Profissional do Psicólogo, anexo e parte integrante da presente Resolução.

Qual a ética do psicólogo?

É essa ética que fará do Psicólogo um profissional engajado social e politicamente no mundo e não, um profissional a serviço exclusivo do indivíduo. Por outro lado, como Ciência dos Costumes, a ética trata dos deveres sociais do homem e de suas obrigações entre si na comunidade.

Como agir sobre o código de Ética Profissional?

O atendimento a pacientes com ideação ou tentativa de suicídio provoca grande mobilização no profissional de saúde. No diálogo entre a prática clínica e as proposições do Código de Ética Profissional, surgem dilemas éticos e questionamentos sobre como agir.

Qual a visão do Código de Ética?

O Código de Ética tem de ser fiel a esta visão, pois ela é a dimensão da ética do homem (da pessoa) e não do Psicólogo. Um Código será falho se fizer uma ética para o Psicólogo, esquecendo-se da ética do homem.

Postagens relacionadas: