O quê Michel Foucault escreveu sobre o cuidado de si?

Índice

O quê Michel Foucault escreveu sobre o cuidado de si?

O quê Michel Foucault escreveu sobre o cuidado de si?

Segundo Foucault: “O cuidado de si constituiu, no mundo greco-romano, o modo pelo qual a liberdade individual - ou a liberdade cívica, até certo ponto - foi pensada como ética” (FOUCAULT, 2006. Ética, Sexualidade, Política.

Qual a importância do cuidado de si?

Cuidar de si mesmo também é extremamente importante, afinal, não adianta você cuidar de todos e se esquecer da pessoa mais importante do mundo: você! Cuidar de si não significa negar cuidados aos outros. Cuidar de si é garantir também que você estará bem quando cuidar do outro for preciso.

Qual o objetivo da prática das técnicas do cuidado de si dos epicuristas e dos estoicos?

O objetivo deste pensamento, grego e romano, é fazer o homem olhar para si mesmo, retornar a si. Portanto, “Cuidar de si” é dar conta de sua própria conduta para consigo e com os outros.

Quais são as estratégias para o cuidado em si?

O cuidado de si constitui-se em parar, dirigir o nosso olhar para a nossa vida, permitir-nos realizar um exame de consciência sobre o vivido, não para julgá-lo, nem para culpar-nos, mas para perguntar-nos sobre as intenções propostas e não alcançadas, sobre como vimos administrando nossa existência, a nós mesmos, como ...

Qual sua importância para a ética do cuidado de si?

A ética do “cuidado de si” consiste em um conjunto de regras de existência que o sujeito dá a si mesmo promovendo, segundo sua vontade e desejo, uma forma ou estilo de vida culminando em uma “estética da existência”.

Porque segundo Foucault o cuidado de si próprio a liberdade?

A liberdade do cuidado de si somente pode ser experimentada como tal, se é uma experiência ético-moral do sujeito em sua própria verdade, uma experiência sempre singular e intransferível. A liberdade em pensamento, a liberdade em movimentos independentes da alma, sem libertação final.

O que significa o cuidado de si?

O cuidado de si pode ser entendido como o conhecimento de si, que exige um certo número de regras de conduta e princípios que precisam ser conhecidos. Assim, o sujeito encontra sua singularidade através da valorização de si próprio e do conhecimento de si realizado através do cuidado de si mesmo.

Como cuidar de si mesmo psicologia?

Como cuidar de si mesmo? Aqui vão 7 ideias práticas

  1. Organize seu ambiente para que este represente o melhor de si. ...
  2. Busque um momento de relaxamento todos os dias. ...
  3. Inclua o sorriso em sua rotina. ...
  4. Afaste-se de pessoas e emoções negativas. ...
  5. Cultive suas relações pessoais, dedique tempo a elas e faça valerem a pena.

Qual a importância do cuidado de si cuidado do corpo segundo o filósofo Michel Foucault?

Segundo Foucault para o cuidado de si constituir o sujeito é importante estabelecer uma intensidade de relações de si para consigo, em que o sujeito consiga tomar a si mesmo como objeto de conhecimento e ação, que através das relações de si possa transformar-se, corrigir-se, purificar- se, e promover a própria salvação ...

O que é o conceito de cuidado de si na estética da existência em Foucault?

A ética do “cuidado de si” consiste em um conjunto de regras de existência que o sujeito dá a si mesmo promovendo, segundo sua vontade e desejo, uma forma ou estilo de vida culminando em uma “estética da existência”.

Quem são os filósofos de Foucault?

Os estoicos, Sêneca, Marco Aurélio, Epiteto, mas também os epicuristas e os cínicos, fazem partes dos estudos de Foucault sobre o cuidado de si. Médicos e filósofos gregos que se debruçaram sobre o homem para problematizá-lo em sua subjetividade, pensar o sujeito em sua maneira de constituir-se a si próprio enquanto corpo atravessado por forças.

Qual o ponto de partida para Foucault?

O ponto de partida, para Foucault, é o Alcibíades de Platão, onde é possível começar a distinguir uma pedagogia, uma maneira de fazer política e um foco no “conhecimento de si”. Mas vemos como esse pensamento logo evolui para uma pergunta muito mais fundamental: como viver de maneira ética?

Quais são os livros de Foucault?

São livros, tratados, ideias, escolas filosóficas e pensadores que trataram de uma arte de viver, uma estética da existência que consistia em tomar sua própria vida como matéria a dar forma. Os estoicos, Sêneca, Marco Aurélio, Epiteto, mas também os epicuristas e os cínicos, fazem partes dos estudos de Foucault sobre o cuidado de si.

Quais são as razões do obscurecimento do cuidado de si?

A análise aqui desenvolvida fundamenta-se nessa discussão de Foucault e no que ele considera sobre o obscurecimento do preceito do cuidado de si. Nessa perspectiva, busca-se empreender um esforço prescritivo para identificar as razões que o levaram a considerar o que existe de perturbador no referido preceito.

Postagens relacionadas: