Qual é a concepção de Foucault acerca do poder?

Índice

Qual é a concepção de Foucault acerca do poder?

Qual é a concepção de Foucault acerca do poder?

Ouça em voz altaPausarPara Foucault o poder é uma prática social constituída historicamente. São formas díspares, heterogêneas, em constante transformação. Constata Foucault que o poder está por toda parte e provoca ações e uma relação flutuante, não estando em uma instituição nem em ninguém.

Qual a concepção de poder para Michel Foucault de alguns exemplos?

Ouça em voz altaPausarDiz Foucault: “O poder não se dá, não se troca nem se retoma, mas se exerce, só existe em ação; (...) o poder não é principalmente manutenção e reprodução das relações econômicas, mas acima de tudo uma relação de força” (FOUCAULT, 2004, p. 175).

Como Foucault entende a origem e a aplicação do poder?

Ouça em voz altaPausarO poder em Foucault é pensado como relação, ele raramente usa a palavra poder, mas a expressão - relações de poder - e quando usa a primeira é sempre no sentido da segunda. O poder pensado como relações de poder traz a ideia de força. ... Ele é força, e relação de força, não forma.

O que mudou para Foucault dentro da sociedade moderna?

Ouça em voz altaPausarPara Foucault, na sociedade moderna, o poder não está centrado apenas no setor político ou em determinada organização. Segundo o autor de Microfísica do Poder, na sociedade contemporânea, o poder está disseminado por diversas instâncias da vida social. Fragmentou-se, tornando-se ainda mais eficaz.

Quais são os pontos com os quais podemos resumir a concepção Foulcaultiana de poder?

Ouça em voz altaPausarNa teoria foucaultiana, podemos tomar como exemplo de poder o controle disciplinar exercido por relações sociais microfísicas dentro de instituições de confinamento. São exemplos dessas relações: a relação entre aluno e professor, patrão e empregado, paciente e médico ou prisioneiro e carcereiro.

O que afirma a microfísica do poder?

Ouça em voz altaPausarSegundo Foucault, o poder não emana de um centro, mas se manifesta nas próprias pessoas, por meio de diversos ângulos periféricos do poder central. ... Além disso, esses poderes produzem sempre novas articulações, que estão relacionadas à produção de saberes.

Qual é o Supremo olho do poder para Michel Foucault Justifique sua resposta?

Ouça em voz altaPausarPara Foucault, o Poder não é um objeto natural, é uma prática social. ... Para Foucault, todo Poder se define pela obediência e toda dominação pelo seu efeito.

O que é a microfísica do poder?

Ouça em voz altaPausarSegundo essa teoria, o poder possui um determinado lugar no sociedade, ele ocupa um espaço visível (por exemplo, a figura do Rei, do Papa ou a figura do Executivo, Legislativo, Judiciário). Ou seja, nós conseguimos identificar quem ou o que está exercendo o poder político.

Como funciona a lógica do poder para Foucault?

Ouça em voz altaPausarFoucault reconhece a vinculação do poder político com a manutenção das relações de produção, mas afirma que o poder existe, primariamente, como relação de força, sob a forma de combate, de confronto, de guerra.

Como Foucault entende a sociedade disciplinar moderna?

Ouça em voz altaPausarDesta forma, entende-se que a sociedade disciplinar não é somente uma organização social regida pelas disciplinas com foco na produção de corpos dóceis, mas é também uma sociedade formada através de uma estratégia (anônima) de dominação burguesa para substituição do modelo monárquico de exercício do poder por um novo ...

Qual a afirmação mais importante de Foucault sobre o poder?

“A afirmação mais crucial de Foucault sobre o poder é a de que devemos nos recusar a tratá-lo como os filósofos sempre trataram seus temas centrais, como uma coisa unitária e homogênea ...

Como foi o trabalho de Michel Foucault?

Na maioria das suas obras, Michel Foucault esforçou-se por se limitar a problemas concretos (a loucura, a prisão, a clínica psiquiátrica), num contexto geográfico e historicamente bem determinado (a França, a Europa ou o Ocidente; no fim do século XVIII, na Grécia antiga, dentre outros).

Como entender o que são relações de poder?

Partindo da análise dos antagonismos, das oposições, Foucault (1999, p. 234) argumenta que: “para compreender o que são relações de poder talvez devêssemos investigar as formas de resistência e as tentativas de dissociar essas relações”.

Quais são essas demonstrações de força?

Para ele, essas demonstrações de força são amostras do poder soberano descrito por Hobbes. Mas ele duvidava que o poder só poderia assumir uma forma única, e chegou a propor outras formas que podem coexistir ou mesmo entrar em conflito umas com as outras.

Postagens relacionadas: