Como fazer um bom acesso venoso?

Índice

Como fazer um bom acesso venoso?

Como fazer um bom acesso venoso?

Geralmente, é a maneira mais fácil e rápida de se obter um acesso venoso. Para realizá-lo é preciso fazer a punção de uma veia periférica superficial, principalmente no antebraço e dorso da mão. Nesse ponto, posiciona-se um cateter que está acoplado a um adaptador, cuja função é se conectar a seringas e equipos.

Como fixar um cateter venoso?

Cortar uma tira longa e estreita (1,3cm x 10cm); 3. Colocar a face adesiva para cima, sob o conector do cateter; 4. Cruzar as pontas do esparadrapo sobre o conector e fixar o esparadrapo na pele do cliente, nos dois lados do conector; 5. Colocar uma gaze estéril no sítio de inserção do cateter; 6.

Como se coloca o acesso?

Se você optar por fazer o acesso com o cateter curto: deve-se inserir a agulha com o bisel voltado para cima (SEMPRE) e com uma angulação de 45 graus em relação a pele e a partir daí, retificamos a agulha até 15 graus. Iremos introduzir até que vejamos sangue refluindo pelo cateter.

Como saber se perdeu o acesso venoso?

Verificar sempre se há sinais de sujeira e sangramentos; Avaliar se há vermelhidão, edema e se a pele na região do acesso estiver quente; Caso o paciente se queixe de dor durante a infusão de alguma medicação ou mesmo em repouso, feche o registro do equipo imediatamente.

Qual a melhor maneira de puncionar uma veia?

Recomenda-se utilizar primeiro o local mais distal do braço ou da mão, para que punções possam ser movidas, progressivamente, para cima. As luvas devem ser calçadas antes da punção venosa e mantidas até que o risco de exposição ao sangue tenha sido eliminado.

Como puncionar um acesso venoso periferico?

Retirar o mandril quando puncionar com cateter sobre agulha, fazendo pressão acima da ponta do cateter com o indicador da mão não dominante; Soltar o garrote e solicitar ao cliente para abrir a mão; Adaptar a conexão de duas vias ao cateter; Testar a permeabilidade do sistema.

Como fixar um cateter intravascular periférico?

Os materiais geralmente utilizados para a fixação de cateteres intravenosos periféricos são as fitas adesivas, gaze estéril e película transparente(1). As fitas adesivas podem ser utilizadas para fixação de cateteres intravenoso periférico por meio da utilização de várias técnicas de fixação.

Como fixar o Scalp com esparadrapo?

Scalp®: Fixar um esparadrapo logo abaixo e logo acima do local de punção, envolver as asas “tipo borboleta” com uma fita de esparadrapo, cruzando-a na região anterior, enrolar a extensão e fixar sobre as asas do scalp.

Quando é indicado puncionar um acesso venoso com Scalp?

O scalp, popularmente conhecido como borboleta, é um dispositivo agulhado que é usado para fazer infusões intravenosas. Ele é indicado para procedimentos de curta duração, pois a agulha fica dentro da veia do paciente, podendo causar lesões em caso de movimentação.

Como usar o escalpe?

Agarre o antebraço do paciente (abaixo do local da punção) com firmeza para esticar a pele e ancorar a veia de rolar. Insira a agulha em um ângulo de 15 a 30 graus no vaso. Se o sangue inserido corretamente deve piscar no cateter.

Postagens relacionadas: