Quais cotas devem aparecer nos cortes?
Índice
- Quais cotas devem aparecer nos cortes?
- O que deve ser cotado em um corte?
- Em que situação devemos utilizar a linha de projeção nas fachadas?
- O que são linhas de cotas?
- Quais são os elementos da cota?
- O que é um corte em uma planta baixa?
- O que é um corte transversal e um corte longitudinal Qual é a diferença entre eles?
- Qual a diferença de corte e fachada?
- Como fazer a inserção das cotas no detalhe?
- Como colocar uma cota em uma porta ou janela?
- Como incluir cotas no projeto?
- Como inserir cotas nas plantas baixas?
Quais cotas devem aparecer nos cortes?
Os algarismos devem estar centralizados, a uma pequena distancia da linha de cota. Quando a linha de cota está na posição vertical a cota deve aparecer do lado esquerdo e paralela a linha de cota. Outra possibilidade é representar a cota interrompendo a linha de cota. Deve-se sempre colocar as cotas parciais e a total.
O que deve ser cotado em um corte?
COTA – Número que exprime em metro ou em outra unidade de medida a distância entre dois pontos no desenho arquitetônico.
Em que situação devemos utilizar a linha de projeção nas fachadas?
Linhas de projeção – traço e dois pontos Esse tipo de linha é utilizado na representação de projeções de pavimentos superiores, marquises, balanços, etc. Se você tem usado tracejada simples, não está desenhado de acordo com a norma.
O que são linhas de cotas?
Linhas de Cota – são linhas retas ou arcos, normalmente com setas na extremidade, a traço contínuo fino, paralelas ao contorno do elemento cuja dimensão define.
Quais são os elementos da cota?
A cotagem é normalizada pela norma ABNT/NBR 10126/1987. Para interpretar desenhos cotados você̂ deve conhecer três elementos básicos: cota ou valor numérico, linha de cota e linha auxiliar.
O que é um corte em uma planta baixa?
A planta baixa é um corte horizontal na edificação, a 1,5 metros de altura do chão, ou seja, é como se tirássemos o telhado da edificação, ou os pavimentos superiores, para ver a disposição dos ambientes, localização das aberturas e esquadrias.
O que é um corte transversal e um corte longitudinal Qual é a diferença entre eles?
O corte longitudinal é aquele que passa entre a construção de frente para os fundos, e o transversal de uma lateral a outra. Deve mostrar maior número de detalhes e permitir representar paredes, portas e janelas, e visualizar a posição de elementos estruturais e telhados.
Qual a diferença de corte e fachada?
Corte – desenhos em que são indicadas as dimensões verticais. Neles encontramos o resultado da interseção do plano vertical com o volume. ... Elevação e Fachada – são desenhos de projeções verticais e horizontais das arestas visíveis do volume projetado sobre um plano vertical.
Como fazer a inserção das cotas no detalhe?
O procedimento para inserção das cotas no detalhe é o mesmo procedimento realizado em planta, porém deve-se estar atento ao plano definido na Guia Lançamento – Grupo Rede. Alternativamente pode-se utilizar a tecla F11 para variar o plano corrente.
Como colocar uma cota em uma porta ou janela?
Uma alternativa é você colocar uma cota em uma porta ou janela presente nesta parede incrinada, caso não não tenha uma porta ou janela, coloque, depois que finalizar a cota é só excluir. Observe que em ambas linhas de extensão da cota, bem no meio, temos uma azul.
Como incluir cotas no projeto?
Para auxiliar na execução da obra, é interessante incluir algumas cotas no projeto. Cota é a denominação dada a toda e qualquer medida expressa em projetos. É a linha onde marcam os pontos que limitam um determinado elemento, especificando nesta o seu valor.
Como inserir cotas nas plantas baixas?
O QiBuilder permite inserir as cotas nas plantas baixas e nos detalhes isométricos, utilizando 4 comandos diferentes: Cota ortogonal, alinhada, angular e radial. A seguir detalharemos cada um dos tipos de cotas disponíveis. É usada quando deseja-se cotar elementos nas direções verticais e horizontais.