O que é uma cota no desenho técnico?
Índice
- O que é uma cota no desenho técnico?
- Como fazer um desenho com cotas?
- Qual a distância entre a cota e o desenho?
- Qual a diferença entre cotas e cotagem?
- Quais são os três elementos de uma cota?
- Qual é a linha de cota?
- Quais são os elementos necessários para a cotagem de um desenho?
- Como você pode simplificar o desenho da cota?
- Quais são os conceitos básicos da cota de Desenho técnico?
- Como é necessário colocar as cotas de cada elemento?
- Como posicionar as cotas na horizontal?
O que é uma cota no desenho técnico?
A cotagem, no sentido mais estrito, é a representação gráfica no desenho das características de um elemento, através de linhas, símbolos, notas e valor numérico numa unidade de medida. A cotagem normaliza o intercâmbio das informações entre as diversas partes envolvidas no projeto.
Como fazer um desenho com cotas?
As regras de cotagem segue a NBR 10126, onde mostra que para a cotagem de um desenho são necessários três elementos.
- Linha de cota: São linhas estreitas, traço continuo, limitadas por setas nas extremidades;
- Linha de extensão: São linhas estreitas, traço continuo, não devem tocar o contorno da peça.
Qual a distância entre a cota e o desenho?
A distância entre o elemento e a linha de cota é constante e no mínimo de 7mm. Como também entre linhas de cotas paralelas. Os eixos de simetria e as linhas do contorno não devem nunca ser usados como linhas de cota, embora podem ser usados como linhas de extensão.
Qual a diferença entre cotas e cotagem?
As cotas podem ser colocadas em cadeia (COTAGEM EM SÉRIE), na qual as cotas de uma mesma direção são referenciadas umas nas outras. Ou podem ser colocadas tendo um único elemento de referência (COTAGEM EM PARALELO).
Quais são os três elementos de uma cota?
COTAGEM é a indicação das medidas das peças em seu desenho. Para a cotagem de um desenho são necessários três elementos: a) Linha de Cota; b) Linha auxiliar; e c) Cota.
Qual é a linha de cota?
Linhas de Cota – são linhas retas ou arcos, normalmente com setas na extremidade, a traço contínuo fino, paralelas ao contorno do elemento cuja dimensão define.
Quais são os elementos necessários para a cotagem de um desenho?
COTAGEM é a indicação das medidas das peças em seu desenho. Para a cotagem de um desenho são necessários três elementos: a) Linha de Cota; b) Linha auxiliar; e c) Cota.
Como você pode simplificar o desenho da cota?
Para isso, pode recorrer em simplificar o desenho da cota, omitindo as setas; ou então “puxar” a medida da cota para fora, conforme a figura abaixo. É de bom uso alinhar cotas em seqüência (no qual pode-se aproveitar setas de cotas adjacentes para cotar espaços estreitos).
Quais são os conceitos básicos da cota de Desenho técnico?
Conceitos básicos da cotas de um desenho técnico Basicamente, todas as peças em desenho técnico têm três medidas básicas que são comprimento, largura e altura. Para indicar a cota precisamos sempre ter em mente a unidade de medida que será aplicada como referência.
Como é necessário colocar as cotas de cada elemento?
COTAGEM Modelo"assimétrico+ Comoosdois elementos+são+ diferentes,+é+ necessário+colocar+as+ cotas+de+tamanho+de+ cadaum+dos+ elementos.+ + COTAGEM COTAGEM
Como posicionar as cotas na horizontal?
A norma ISO 129 permite o posicionamento das cotas sempre na horizontal, sendo a linha de cota interrompida (Método de cotagem 2) Inscrição das cotas COTAGEM MÉTODO DE COTAGEM 1 – Valores das cotas localizados acima, paralelamente à Linha de Cota e preferencialmente no centro.