Como inserir o fio retrator gengival?

Índice

Como inserir o fio retrator gengival?

Como inserir o fio retrator gengival?

A inserção do fio retrator deve ser realizada sutilmente, em direção apical, com inclinação de 45 graus [Figuras 11 e 12]. O uso de anestesia é indicado para evitar dor durante a inserção do fio, bem como para controlar a salivação do paciente.

Quando usar fio retrator gengival?

1. Colocação do fio retrator: o fio deve ser colocado antes da finalização das margens do preparo para permitir uma melhor visualização da região cervical do dente.

Como afastar gengiva?

O afastamento gengival pode ser realizado por meios mecânicos, químicos, mecânico-químicos e cirúrgicos, O afastamento mais utilizado para as moldagens com silicones por adição são com o uso do fio de retração, com ou sem hemostático, ou seja, mecânico ou mecânico-químico, com o uso da cloreto de alumínio.

Quais são os tipos e como são realizados os procedimentos de afastamento gengival?

São três os tipos de afastamento gengival: mecânico; mecânico-químico, e cirúrgico.

Quais são os materiais de moldagens e quais suas indicações?

Ela vai transferir a situação clínica para o laboratório onde vai ser confeccionada a prótese. Portanto, existem diversos materiais para obtermos o molde, dentre eles, os que se destacam são os hidrocolóides irreversíveis (alginato) e os elastômeros (poliéter, silicona de adição, silicona de condensação e polissufeto).

O que é casquete odontologia?

A utilização do casquete de moldagem é um método mecânico de afastamento do tecido gengival que não causa trauma ao tecido periodontal de proteção, se utilizado da maneira correta (8).

O que é moldagem odontológica?

A moldagem odontológica, isto é, a confecção de modelos ortodônticos, é um procedimento essencial para o sucesso de um tratamento. Para que ele seja bem-sucedido, é necessário que o modelo seja uma representação exata da arcada dentária do paciente, o que requer alguns cuidados especiais.

Qual a principal consequência causada pela permanência do fio retrator por períodos prolongados *?

O tempo de permanência de um fio retrator com epinefrina dentro do sulco não deve ultrapassar 8 minutos, para evitar danos ao tecido gengival. ... Contudo, podem deixar resíduos presos aos dentes durante sua remoção e não afastam o tecido gengival tão bem quanto os fios impregnados com epinefrina.

Quais as principais técnicas de moldagem em PPF?

Para a utilização destes materiais, o dentista deve deter algumas técnicas de moldagem que são: técnica de moldagem com casquete individual, técnica de reembasamento ou dupla impressão e a técnica simultânea ou dupla mistura.

Quais são os principais materiais utilizados para moldagem?

Entre os materiais tradicionais mais utilizados para a moldagem odontológica estão:

  • alginato;
  • silicone;
  • godiva.

Como remover o fio afastador do tecido gengival?

Figuras 1 a 4 – Inserção de fio afastador durante a fase de moldagem, para controlar a umidade intrasulcular e afastar lateralmente o tecido gengival; e durante a cimentação, para prevenir a entrada de agente cimentante no interior do sulco. Observar a remoção do fio úmido para não Iacerar o tecido gengival.

Como limpar a gengiva?

A gengiva é depois recolocada comodamente, fazendo com que seja mais fácil de a manter limpa e saudável. Regeneração: Um tratamento cirúrgico que pode ajudar a regenerar o osso e o tecido da gengiva danificados. O seu dentista irá limpar acima e abaixo da gengiva para remover as bactérias e a placa bacteriana.

Quais são os passos operatórios da gengiva?

Ainda que o profissional seja muito habilidoso e cuidadoso, a somatória dos passos operatórios, tais como o preparo dos dentes com turbina de alta rotação, a confecção dos provisórios, o reembasamento e cimentação, o afastamento gengival e a moldagem, constitui uma agressão aos tecidos gengivais.

Qual a situação mais grave para a gengiva?

Ranger ou cerrar os dentes - caso esta situação seja grave pode colocar pressão nas suas gengivas fazendo com que elas recuem. Tabagismo - se fuma é mais provável que tenha recessão gengival. Periodontite - Na doença gengival grave, chamada periodontite, as gengivas podem afastar-se dos dentes e criar bolsas.

Postagens relacionadas: