O que é gengiva livre é inserida?

Índice

O que é gengiva livre é inserida?

O que é gengiva livre é inserida?

A gengiva pode ser dividida em três zonas: a zona marginal ou livre, que circunda o dente e define o sulco gengival; a zona inserida, que está aderida ao dente por um epitélio juncional singular e se encontra firmemente inserida no osso alveolar subjacente; e a zona interdentária, que ocupa o espaço entre dois dentes ...

Qual a alternativa que corresponde a função do ligamento periodontal e sua definição?

Qual a função do ligamento periodontal (LPD)? O ligamento não dá suporte ao tecido gengival externo e só é encontrado entre a raiz do dente e o osso adjacente. Esse tecido complexo permite que o dente funcione sob a carga da mastigação e absorva o excesso de pressão resultante do bruxismo.

É característica da gengiva inserida saudável?

Quando saudável, a gengiva é representada por características clínicas específicas, como coloração rosa-pálida, superfície corrugada (aspecto de casca de laranja) e consistência firme, estando fortemente aderida ao periósteo subjacente.

Quais os pontos de referência que delimitam a gengiva livre e a gengiva inserida?

Pelos lados vestibular e lingual, a gengiva livre estende-se a partir da margem gengival em direção apical até a Ranhura Gengival Livre, que se acha posicionada em um nível correspondente à Junção Cemento-Esmalte (CEJ). A gengiva inserida é demarcada pela Junção Mucogengival (MGJ) na direção apical.

Que estrutura separa o que é mucosa alveolar de gengiva inserida ?!?

A gengiva é composta pelos tecidos epitelial e conjuntivo, formando uma faixa de mucosa mastigatória em torno dos dentes decíduos e permanentes. É limitada na sua superfície vestibular pela linha mucogengival, que a separa da mucosa alveolar.

Postagens relacionadas: