Como Hegel define a arte em seu livro Lições sobre estética *?

Índice

Como Hegel define a arte em seu livro Lições sobre estética *?

Como Hegel define a arte em seu livro Lições sobre estética *?

3 O CONCEITO DE ARTE EM HEGEL Nas palavras de Hegel a Estética ou a Filosofia da Arte é a investigação do belo, mas o belo enquanto o que é ou deve ser, não é, para Hegel, o belo natural e, sim, o belo artístico. Mais precisamente Hegel diz que o objeto das “Lições sobre a Estética” é o reino do belo que é a arte.

Qual a visão de Hegel sobre a estética?

A estética surge do sistema filosófico de Hegel (1770–1831) como parte importante da filosofia do espírito. ... O belo que interessa Hegel é o belo artistico, que se origina da produção do homem, excluindo assim o belo natural.

Como o filósofo Hegel define o que é belo?

Segundo Hegel, “o belo é a Idéia enquanto unidade imediata do conceito e de sua realidade”5 e, portanto, é verdadeiro. Tal afirmação só fará sentido se tivermos em mente de modo claro o significado de cada termo ali em jogo.

Qual é o prognóstico que Hegel faz das artes modernas?

Hegel, ao tratar da arte na época moderna e de sua conseqüente crise, pensa a arte menos a partir de um referencial por assim dizer "materialista" e atual do que "idealista" e histórico em sentido amplo, ou seja, levando em conta o desenvolvimento e a gênese da Idéia da arte desde o mundo antigo oriental, passando ...

Qual a nova relação da arte com a natureza para Hegel?

Hegel, ao dizer que o belo da arte é superior ao da natureza, poderia provocar a objeção de que a natureza é uma criação divina, o que ele sabe rebater com firmeza: "mas Deus é Espírito, e melhor se reconhece no Espírito que na Natureza".

Qual é a crítica de Hegel e Kant quanto ao conceito de belo?

A crítica de Hegel a Kant está em ele compreender a natureza apenas em sua necessidade exterior. ... É a partir destas críticas que Hegel vislumbra a superioridade do belo artístico sobre o belo natural, assim como, no âmbito do natural, a natureza se encontra no nível da não-liberdade.

O que é a estética para Sócrates?

Na visão de Sócrates, “o belo é o útil”, ou seja, a beleza não está associada à aparência de um objeto, mas em quão proveitoso ele for. Já Aristóteles, discípulo de Platão, possuía outro conceito de belo. Para ele, uma obra só poderia ser considerada bela se fosse capaz de promover a catarse em seus admiradores.

O que é o feio?

Significado de Feio adjetivo Sem beleza; cujo aspecto ou aparência é desagradável aos olhos. [Figurado] Contrário à decência ou à conveniência: é feio mentir. [Figurado] Que age desonestamente; que é vergonhoso; indecoroso, indecente: tinha um caráter muito feio.

Qual o conceito de belo para Kant e Hegel?

Hegel entra nesse tipo de discussão concordando com o conceito de belo como além do que é agradável, de Kant. Porém, discordava com a definição de universalidade. Para Hegel o atingir o belo é um ideal, a beleza é encontrada quando o indivíduo tem seu espírito evoluído.

Qual a contribuição do filósofo alemão Georg Hegel para a compreensão da arte?

A estética de Hegel é uma “ciência da arte” ou mais precisamente “filosofia das belas artes” com ênfase em seu conteúdo divino e, segundo o autor, a arte é automanifestação do Espírito.

Postagens relacionadas: