O que diz Hegel em um passo de sua fenomenologia?
Índice
- O que diz Hegel em um passo de sua fenomenologia?
- O que é a fenomenologia de Kant?
- Por que Hegel foi o primeiro a empregar a palavra Fenomenologia o que pretendeu significar com ela?
- O quê Hegel entende por espírito resumo?
- O quê Hegel entende por espírito quais as etapas do seu desenvolvimento?
- O quê Hegel afirma sobre o conhecimento imediato?
- O que é epoché na fenomenologia?
- O que é a fenomenologia?
- Quando se emprega o termo fenomenologia O que quer dizer?
- O que é Zeitgeist Para Hegel?
O que diz Hegel em um passo de sua fenomenologia?
Hegel ilustra muito bem em sua "Fenomenologia do Espírito", que apesar de o sensível ser o ponto de partida, ele não é adequadamente compreendido em si mesmo. É no momento seguinte, no caso o momento da percepção, que o sensível se revela inclusive para si mesmo, e pode então ser mais e melhor compreendido.
O que é a fenomenologia de Kant?
Para Kant, fenomenologia é o nome da ciência que estuda a matéria enquanto objeto possível da experiência. Este filósofo postula, ainda, a necessidade de uma phenomenologia generalis, que trace a distinção entre os âmbitos sensível e inteligível.
Por que Hegel foi o primeiro a empregar a palavra Fenomenologia o que pretendeu significar com ela?
A categoria fenomenologia assume aqui uma primeira significação na obra hegeliana: a inseparabilidade principial entre sujeito e objeto, expressa no movimento da consciência: experenciando-se a si mesma no real, ela faz brotar do próprio saber fenomenal o que – por detrás da consciência – o movia silenciosamente à ...
O quê Hegel entende por espírito resumo?
Sob essa perspectiva, a ideia é caracterizada por Hegel como o conceito do Espírito, que tem efetividade. O Espírito é resultado do desenvolvimento da ideia lógica, que se pôs livremente em seu outro, a natureza, retornando a si mesma enquanto Espírito.
O quê Hegel entende por espírito quais as etapas do seu desenvolvimento?
O termo espírito deve ser entendido como uma atividade e não como um objeto ou coisa. ... O último desenvolvimento é o chamado espírito absoluto, um momento de plenitude, no qual a ideia manifesta-se como ser em e para si. Em toda essa reflexão, percebe-se a abordagem dialética.
O quê Hegel afirma sobre o conhecimento imediato?
Assim Hegel descreve o primeiro passo de sua argumentação: “O saber que, de início ou imediatamente, é nosso objeto, não pode ser nenhum outro senão o saber que é também imediato: - saber do imediato ou do essente” (1999, p. 74).
O que é epoché na fenomenologia?
Para a fenomenologia, a epoché é a abstenção do pensamento ante a constância do “espetáculo do mundo”, ela é definida na Krisis-Schrift como uma “distância em relação às validações naturais ingênuas” (Husserl, 1989, p. 154).
O que é a fenomenologia?
A fenomenologia é uma orientação do pensamento europeu, a qual submeteu a concepção positivista a uma crítica radical do que se apresenta ao ser. O termo fenomenologia significa estudo dos fenômenos, daquilo que aparece à consciência, buscando explorá-lo.
Quando se emprega o termo fenomenologia O que quer dizer?
A palavra fenomenologia foi empregada por alguns pensadores ao longo da história da filosofia, e pode ser aqui definida nos seguintes termos: “descrição daquilo que aparece ou ciência que tem como objetivo ou projeto essa descrição” (ABBAGNANO, 2000, p. 437).
O que é Zeitgeist Para Hegel?
Zeitgeist é uma palavra alemã que é traduzida como sinal dos tempos. O termo refere-se ao conjunto do clima cultural e intelectual de certa época do mundo, assim como as características genéricas que pertencem a um determinado período de tempo. ... Para Hegel, a arte reflete a cultura da época em que foi criada.