Como se faz um plano de recuperação judicial?

Índice

Como se faz um plano de recuperação judicial?

Como se faz um plano de recuperação judicial?

Elaboração do plano de recuperação judicial: A elaboração do plano de recuperação judicial depende da análise precisa da situação econômica e financeira do devedor, aferindo a dificuldade pela qual passa a empresa, objetivando a construção de uma solução viável de sua reestruturação.

Onde deve ser feito o pedido de recuperação judicial?

O pedido de recuperação judicial deve ser protocolado em uma Vara de Falências.

Qual é o objetivo da recuperação judicial?

A recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade ...

Como fazer um plano de recuperação?

De acordo com essa lei, o plano deverá conter:

  1. detalhamento dos meios de recuperação a serem utilizados pela empresa (renegociação de dívidas, venda de ativos, reestruturação societária etc.);
  2. demonstração da viabilidade econômica dos meios a serem utilizados;

Qual é a causa de pedir da ação de recuperação judicial?

A petição inicial do pedido de recuperação deve conter os requisitos exigidos pela legislação para não ser considerada inepta, ou seja, é necessário demonstrar a situação patrimonial da empresa, bem como as razões da crise econômico-financeira, além dos balanços fiscais, demonstrativos de débitos, listas de credores, ...

Quais créditos estão inseridos no pedido de recuperação judicial?

Estão sujeitos à recuperação judicial todos os créditos existentes na data do pedido, ainda que não vencidos. Exceções: ... Após o encerramento da falência ou da recuperação judicial, tais créditos poderão ser normalmente exigidos do empresário devedor.

Por que uma organização pode entrar com pedido de recuperação judicial?

Por exemplo, uma organização pode entrar com pedido de recuperação judicial (já falaremos sobre isso) porque passou anos sem controle orçamentário e financeiro. Itens como volume de vendas, de compra e de estoque, não são considerados relevantes como deveriam.

Qual a finalidade da recuperação judicial?

A recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica”.

Qual o plano de recuperação da empresa?

Caso aprovado pelo juiz, a empresa dá início à elaboração do plano de recuperação. Basicamente, o plano deve conter: Laudo econômico-financeiro e de avaliação dos bens e ativos do devedor, subscrito por profissional legalmente habilitado ou empresa especializada.

Por que a recuperação judicial é decretada?

Caso os credores julguem ser contrários à recuperação judicial, a falência é decretada. Por outro lado, em caso de aprovação, a empresa entra na fase de Recuperação Judicial propriamente dita. Nesse caso, ela deve seguir todas as etapas estabelecidas no plano de reestruturação econômico-financeiro.

Postagens relacionadas: