Tem como deslocar a clavícula?

Índice

Tem como deslocar a clavícula?

Tem como deslocar a clavícula?

A clavícula por estar ligada à caixa torácica (por meio da articulação esternoclavicular) , não pode se mover o suficiente para acompanhar o movimento da escápula. Desta forma os ligamentos da articulação AC começam a se romper e a articulação começa a se separar.

Qual a parte da clavícula que tem maior suscetibilidade de sofrer fratura?

As fraturas da clavícula são estatisticamente mais frequentes do lado esquerdo e ocorrem mais no terço médio da clavícula esquerda (81%), seguido pelos terços lateral (17%) e medial (2%).

Quais são os tipos de luxação acrômio-clavicular?

A luxação acromioclavicular pode ser classificada em seis subtipos, conforme a gravidade dos ligamentos rompidos. Nos tipos I, II, III e V ocorre uma 'elevação' da clavícula, no tipo IV ocorre uma posteorização da clavícula e no tipo VI ocorre um desvio inferior da clavícula (situação mais rara de ocorrer).

Como a clavícula auxilia na estabilidade do osso?

Também permite o movimento de rotação da clavícula ao realizar um movimento de abdução quando, por exemplo, ao erguer os braços, auxiliando assim o movimento da cintura escapular. Existem músculos que auxiliam a clavícula a executar suas funções, atuando como auxiliares na estabilidade do osso.

Quais são os músculos que se inserem na clavícula?

São cinco os músculos que se inserem ou originam-se a partir da clavícula, e são: 1 Músculo peitoral maior; 2 Músculo esternocleidomastóideo; 3 Músculo subclávico; 4 Deltóide; 5 Trapézio. More ...

Qual é a anatomia da clavícula?

Anatomia da clavícula. Em sua anatomia, trata-se de um osso de aparência longa e delgada, que se estende da base do pescoço até a parte superior do ombro. É um osso em formato de “S”, que apresenta dois tipos de curvatura (transversal e longitudinal), de secção levemente triangular. É classificado como um osso longo, entretanto ...

Qual a função da clavícula no tronco?

Como dito anteriormente, a clavícula faz parte da estrutura que forma a cintura escapular, ou seja, atua na transmissão de força e movimentos dos braços ao tronco.

Postagens relacionadas: