Como Gomes define lazer?

Índice

Como Gomes define lazer?

Como Gomes define lazer?

35) define o lazer como “ocupação não obrigatória, de livre escolha do indivíduo que a vive, e cujos valores propiciam condições de recuperação psicossomática e de desenvolvimento pessoal e social.”

Qual o conceito de lazer de Dumazedier?

Para Dumazedier (1973, p. 34), o lazer pode ser compreendido como: ... Ao definir o lazer como “um conjunto de ocupações”, além de restringi-lo à prática de determinadas atividades, supõe que o indivíduo deve ocupar-se com algo.

Como surge o lazer?

Resposta: O lazer surgiu durante a segunda metade do século XX e no inicio do século XXI. Pode-se dizer que é um conjunto de ocupações às quais o individuo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, divertir-se, recrear-se e entreter-se (Dumazedier).

Quais as duas teorias sobre a origem do lazer?

De acordo com Gomes (2003) existem duas correntes que dividem as opiniões sobre a sistematização do surgimento do lazer. ... No histórico do lazer há todo um contexto cultural, social e urbanístico de configuração do lócus à qual ele é inserido, principalmente nas cidades, desde a antiguidade.

O que é a cultura do lazer?

O lazer é um direito social previsto pela Constituição de 1988. Podemos definir lazer como uma cultura vivenciada no tempo livre, como uma variedade de ações que têm como simples objetivo nada além da recompensa e satisfação provocada pela situação.

O que é o lazer não programado?

Resposta: por seguir esse formato, o lazer espontâneo está associado aos fins de semana e é programado o lazer é espontâneo, não está programado, o lazer meio que surge.

Quais são as três funções do lazer segundo Dumazedier?

Segundo categorização realizada pelo autor, o lazer teria, basicamente, três funções: descanso, divertimento e desenvolvimento. A função de descanso traria o lazer como “reparador das deteriorações físicas e nervosas provocadas pelas tensões resultantes das obrigações cotidianas” (DUMAZEDIER, 1974, p. 32).

Como o sociólogo francês Joffre Dumazedier conceituou o lazer?

Um dos artigos bem mais elaborados foi o de Oleias (2003) que começa conceituado varios trabalhos sobre o tema da seguinte forma: "Os principais trabalhos e conceitos sobre o lazer no Brasil fundamentam-se nas acepções teóricas do sociólogo francês Dumazedier (1976)." Conceituando lazer como sendo: "o lazer é um ...

Como foi inventado o lazer na sociedade?

O moderno fenômeno do lazer, portanto, segundo Melo e Alves Junior (2003), foi gerado a partir de uma clara tensão entre as classes sociais, envolvendo um processo contínuo e complexo de tentativa de controle das classes populares pela burguesia e também, ao mesmo tempo, de resistência entabulada pelas classes ...

Quais são os pilares do lazer?

Assim, o lazer é constituído na articulação de três elementos fundamentais: a ludicidade, as manifestações culturais e o tempo/espaço social.

Qual a origem do lazer?

Homem descansando. De acordo com Gomes e Elizalde (2012), nos estudos sobre o lazer difundidos no Ocidente é possível verificar que as raízes, geralmente, são localizadas na antiga Grécia clássica ou na modernidade europeia.

Qual a finalidade do lazer?

Com a construção deste artigo é possível afirmar que o lazer é um conjunto de atividades onde o indivíduo busca no seu tempo disponível, meios de atingir a diversão, a socialização, e outros demais objetivos, tendo todos como finalidade principal o seu bem estar pessoal.

Quais são as variáveis do lazer?

Estado de ser da pessoa, aspectos lúdicos, as relações consigo próprio e com a natura, estilos de vida, observação das atitudes durante o desempenho das atividades, economia e entretenimento, ecologia e preservação, geografia do espaço urbano, arte, educação e turismo são variáveis que caracterizam o lazer.

Qual a dimensão do lazer?

O Lazer é uma dimensão da cultura constituída pela vivência lúdica de manifestações culturais no tempo/espaço conquistado pelo sujeito ou grupo social, estabelecendo relações dialéticas com as necessidades, os deveres e as obrigações – especialmente com o trabalho produtivo.” (GOMES, 2004)

Postagens relacionadas: