Como pedir reconhecimento de paternidade depois de adulto?

Índice

Como pedir reconhecimento de paternidade depois de adulto?

Como pedir reconhecimento de paternidade depois de adulto?

Por fim, a decisão do reconhecimento de paternidade pode vir do filho quando possua 18 anos completos (maioridade civil) sendo que ele deverá procurar o cartório de registro civil com sua certidão de nascimento, preencher o requerimento padronizado e indicar o nome do suposto pai.

O que é preciso para o pai registrar o filho?

Os pais devem levar ao cartório de registro civil os documentos pessoais (RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento), bem como a “declaração de nascido vivo”, emitida pelo hospital ou maternidade e entregue aos pais do bebê após o seu nascimento.

Como colocar o sobrenome do meu filho?

Não há uma regra legal que obrigue que uma pessoa tenha os sobrenomes do pai e da mãe. Os pais podem, em consenso, decidir qual sobrenome dar ao filho, desde que o sobrenome contenha sobrenomes que os pais possuam.

Por que o nome do pai na certidão de nascimento?

Em primeiro lugar, importante esclarecer que o nome do pai na certidão de nascimento é direito do cidadão, garantido pela Constituição Federal e da criança, garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Qual a possibilidade de acrescentar outro pai na certidão de nascimento?

Um recurso jurídico ainda pouco conhecido é a possibilidade de acrescentar o nome de outro pai na certidão de nascimento. Crianças ou adolescentes que tenham uma relação de convívio com outro homem na figura de pai, tem o direito de pedir a paternidade socioafetiva.

Qual o direito do cidadão sobre a certidão de nascimento?

Alteração, exclusão ou inclusão de nome ou sobrenome na certidão de nascimento. Direito do cidadão! Alteração, exclusão ou inclusão de nome ou sobrenome na certidão de nascimento. Direito do cidadão!

Como Tirar a segunda via da certidão de nascimento?

Atualmente muitos juízes possuem uma postura mais progressista e aceitam fazer a alteração, mas essa não é a regra. Para dar o início ao processo, é preciso que você tenha sua certidão em mãos. Se esse não for o caso, veja como obtê-la em Como tirar a segunda via da certidão de nascimento.

Postagens relacionadas: